NotíciasPolícia

COVID-19: presídio de Botelhos vira unidade referência para novos presos

O presídio de Botelhos é uma das 30 unidades de referência criadas pela Secretaria de Estado de Justiça e segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen MG), que vão funcionar como centros de triagem e portas de entrada para novos detentos do sistema prisional do Estado.

A partir de agora quem for preso em Poços e região deverá ser levado para o presídio de Botelhos

A partir de agora, todas as pessoas que forem presas em Minas Gerais irão para uma unidade específica em cada região. Nas unidades referência, os detentos ficarão por um período de 15 dias, em quarentena e observação, evitando possível contágio em larga escala caso fossem encaminhados de imediato para outras unidades. Passada a quarentena e atestada a saúde dos detentos, eles serão levados para outras penitenciárias ou presídios, seguindo o fluxo normal de gestão de vagas do sistema prisional de Minas.

As 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado estão contempladas com o protocolo. Para viabilizar a medida, 30 presídios foram esvaziados no último final de semana. Os presos que estavam acautelados nesses espaços foram remanejados para outras unidades prisionais de cada região. Não se tratam, portanto, de unidades destinadas para detentos doentes ou com sintomas do coronavírus.

No caso de presos que apresentarem os sintomas do Covid-19, o protocolo é o seguinte: isolamento dentro da unidade prisional, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento em hospital, com escolta do sistema prisional. O objetivo da nova medida é unicamente proteger os presos e os profissionais de segurança que trabalham no sistema prisional, de modo a não colocar a população em risco.

Ao evitar o contato direto dos novos presos com aqueles que já estão sob custódia do Estado, a Sejusp adota mais uma medida para evitar a contaminação e propagação do Covid-19 no sistema prisional mineiro. Além dessa, já haviam sido feitas a suspensão das visitas e das entregas, até então opcionais, por familiares de presos, de kits com suplementos em alimentação, materiais de higiene, entre outros.

9 thoughts on “COVID-19: presídio de Botelhos vira unidade referência para novos presos

  • Carlos Noronha

    Quantos detentos foram transferidos de Botelhos e para quais localidades quantos homens e quantas mulheres foram transferidos. Por favor informar para os moradores de Botelhos que tem parentes presos em Botelhos. OBRIGADO TENHAM UM BOM DIA E FIQUEM COM DEUS.

    Resposta
    • Carlos, bom dia. não foram transferidos nenhum. Apenas quem for preso a partir de agora será levado para Botelhos em quarentena, é uma unidade exclusiva para novos detentos. Os detentos de Botelhos, sim tiveram de ser transferidos para outras unidades para que a de lá ficasse vazia.

      Resposta
  • Carlos Noronha

    obrigado pela resposta gostaria de saber a detenta que estava presa em Poços de Caldas porque não voltou para Poços de Caldas foram para mais longe .

    Resposta
    • Carlos Noronha

      Que estava presa em Poços de Caldas que transferida para Botelhos porque não voltou para Poços de Caldas e foi transferida de Botelhos para mais longe Monte Santo de Minas.

      Resposta
      • Olá Carlos, infelizmente estas decisões são tomadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, por meio do Departamento Penitenciário. Realmente a logística para os familiares fica muito complicada.

        Resposta
      • SHEILA

        Oi td joia o.marido é de ibiraci será q ele foi transferido pra ir tbm….

        Resposta
        • Olá Sheila, o ideal é vc entrar em contato na própria unidade prisional. obrigado

          Resposta
  • Vanessa Alves

    Boa tarde meu sobrinho está em botelhos desde que ele entro não sabemos mais notícias dele! Nem o próprio advogado sabe informa meu sobrinho capotou o carro ah uns dias atrás! Sem vítimas graças a Deus

    Resposta
    • Vanessa, seu advogado tem mais facilidade para saber noticias dele, de qualquer forma entre em contato com a o presídio.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.