COVID-19: Secretaria de Saúde atualiza os números em Poços

O Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, atualizado nesta terça, 31, mostra que em Poços de Caldas, são 69 notificações do Novo Coronavírus – Covid 19. Destes, 65 são casos suspeitos, 2, descartados e 2 confirmados. Em âmbito local, não houve alteração em relação aos dados divulgados na segunda, 30.

A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas recebeu, na tarde do sábado, 28, a confirmação do segundo caso positivo do Novo Coronavírus – Covid 19, no município. Trata-se de um homem de 75 anos, que esteve no Chile recentemente. A coleta do material para testagem foi feita há mais de 10 dias, quando ele apresentou os primeiros sintomas e foi hospitalizado, como ainda segue.

 Já o primeiro caso positivo de Covid-19 em Poços foi confirmado no dia 20 de março. A mulher de 34 anos fez o teste depois de ser atendida na UPA, com sintomas de gripe. Ela havia acabado de chegar de uma viagem a São Paulo, onde relatou ter tido contato com um homem vindo da Europa e que também havia testado positivo para Coronavírus. O período de quarentena desta paciente já terminou e ela passa bem.

Desde a quarta, 25, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas divulga o Informe Epidemiológico publicado pelo Estado. A alteração acompanha as mudanças adotadas também pela Secretaria de Estado de Saúde, considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus, em Minas Gerais, o Boletim Informativo Diário COVID-19 passa a publicar o detalhamento apenas dos casos confirmados.

A nomenclatura de casos monitorados não aparece mais no levantamento. O Estado informa número total de notificações e a divisão em casos suspeitos, casos confirmados e casos descartados.

O andamento da pandemia é extremamente dinâmico e estas orientações podem mudar de acordo com novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde. A distribuição dos casos suspeitos por município, bem como de casos descartados e notificados, são atualizadas diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”.

O Informe mostra ainda, que no Estado de Minas Gerais, são 34.912 notificações, 34.224 casos suspeitos, 275 confirmados e 411 descartados. Mais um óbito foi incluído nas estatísticas estaduais. Trata-se de um homem de 66 anos, de Belo Horizonte, portador de cardiopatia e diabetes e que faleceu na segunda, 30. O primeiro óbito por Covid-19 em Minas, foi de uma mulher de 82 anos, que estava em um hospital de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, desde o dia 21 de março, com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório. A paciente possuía doença cardiovascular crônica, diabetes e pneumopatia crônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.