NotíciasSaúdeUtilidade pública

COVID-19: Secretaria de Saúde confirma o 4º caso positivo em Poços

A  Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na tarde desta sexta-feira, 10, a confirmação do quarto paciente que testou positivo para Covid – 19. Trata-se de um homem de 40 anos que esteve em São Paulo, no mês passado, participando de uma convenção com cerca de 80 pessoas. No retorno a Poços, ele procurou o pronto-atendimento de uma rede privada, relatando febre, dor de garganta, dispneia, mialgia e diarreia. Ele permaneceu alguns dias hospitalizado, cumpriu isolamento domiciliar e passa bem.

O primeiro caso positivo foi de uma paciente de 34 anos que viajou para São Paulo e teve  contato com um homem vindo da Europa que também havia testado positivo para o Coronavírus. Ela já terminou o período de quarenta, juntamente com a irmão gêmea, o filho e  mãe. Ela e a família estão bem.

O segundo caso foi um homem de 75 anos que esteve no Chile e ao retornar de viagem procurou por atendimento em um hospital particular, onde segue internado, segundo a Secretaria de saúde.

Já o terceiro caso também é de um paciente de 67 anos que que apresentou sintomas gripais, entre eles: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, no mês passado. O paciente testou positivo para Covid-19 e segue internado na UTI de um hospital privado da cidade. 

A Vigilância Epidemiológica recebeu também neste sábado, 11, o exame negativo de um paciente de 84 anos, cardiopata e com sequelas de AVC – Acidente Vascular Cerebral. Ele estava internado, faleceu nesta manhã e com a chegada do resultado, este é o segundo óbito por Covid-19 descartado no município e que ainda não consta nas estatísticas estaduais.

Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, neste sábado, 11, em Poços de Caldas são 335 notificações do Novo Coronavírus – Covid 19. Destas, 329 são casos suspeitos, 2, descartados e 4, confirmados.

Divergências de Dados

Na quinta, 9, O Boletim Estadual confirmou o terceiro caso descartado em Poços, informação que já havia sido adiantada pela Secretaria Municipal de Saúde, diferentemente dos dados divulgados neste sábado, 11, pela Secretaria Estadual. A Vigilância Epidemiológica local recebeu na quarta, 8, este resultado negativo de um paciente em tratamento oncológico de 82 anos, que faleceu na noite do último sábado, 4, na cidade. O caso era tratado até então como um óbito em investigação, mas foi descartado pelo resultado do exame laboratorial analisado na Funed, a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte.

As divergências dos números estaduais podem ser verificadas também nos resultados totais. Na quinta, 9, o Boletim Estadual informou 1.179 casos descartados em Minas e, neste sábado, 11, o número caiu para 592.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro, fez contato com a Vigilância Estadual, para buscar compreender estas alterações. “Todos os casos são notificados como síndromes gripais, o que inclui, além da Covid-19, outras síndromes como a H1N1 e a Influenza. Diante disso, entendemos que os casos só serão descartados, quando os resultados negativos chegarem para todas estas patologias. Entendemos os questionamentos da população, o quadro é dinâmico, os protocolos mudam a todo momento e ressaltamos que seguimos orientações da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, para a condução do trabalho”, informou Juliana.

Neste sábado, 11, são seis pacientes suspeitos de Covid-19, internados em Unidades de Terapia Intensiva de hospitais de Poços.

Em Minas são 64.274 notificações; 62.851 casos suspeitos; 750 confirmados, 592 descartados e 17 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado. As atualizações estão disponíveis no endereço eletrônico: www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.