NotíciasSaúde

“Creche de Idosos” antecipa encerramento de atividades após a confirmação de casos de Covid-19

Previsto para encerrar as atividades nesta quarta-feira, 23, o CIADI – Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso, mais conhecido como creche de idosos, suspendeu o atendimento aos idosos no último dia 15 por medidas preventivas depois do registro de contaminação em pelo menos três dos assistidos, duas idosas vieram a óbito e um aposentado está internado.

As atividades no centro estão suspensas por 14 dias – foto imagem arquivo/CIADI

As contaminações não ocorreram no CIADI, porém a direção decidiu suspender a confraternização com os familiares e a entrega de presente no encerramento das atividades.

Após comunicação junto à Secretaria Municipal de Saúde, o Comitê Extraordinário orientou que o as atividades fossem suspensas por 14 dias e que os idosos deveriam ficar com os familiares, para que fosse possível o trabalho de higienização e desinfecção do centro.

O CIADI atualmente contava com 36 idosos que permaneciam no centro por período integral das 8h da manhã até às 17h.

A maioria dos assistidos tem mais de 80 anos de idade e por se tratar de pessoas que pertencem ao grupo de risco, as atividades no CIADI foram suspensas no início da pandemia e só retornaram em setembro, após apresentação do protocolo sanitário junto ao Comitê Extraordinário.

Agora com a nova suspensão das atividades, a previsão é que o atendimento retorno no dia 4 de janeiro, data programada anteriormente para o recesso de fim de ano.

As duas idosas que faleceram  estavam afastadas do centro por problemas de saúde, inclusive chegaram a ser internadas. Após a internação elas foram submetidas ao teste que deu resultado positivo, porém não foi possível detectar onde e quando contraíram a doença. Segundo familiares de uma das idosas e do assistido que está internados, ambos receberam visitas de parentes de São Paulo.

Até o momento nenhum funcionário ou outro assistido do centro apresentou sintomas da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está acompanhando a situação e em caso dos funcionários e usuários apresentarem sintomas da Covid-19,  a orientação é que procurem o Ambulatório de Covid-19 no Hospital de Campanha para o atendimento médico.

O Ciadi tem capacidade para atender 40 idosos e conta com oito funcionários entre psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, pessoal de cozinha e limpeza. A estrutura é mantida através de convênio com a Prefeitura, aportes financeiros da Igreja Metodista, doações de comerciantes e empresas. Também com rifas, bingos e outras atividades promovidas pela AMAS.


Os idosos, pessoas em situação vulnerável dentro do próprio ambiente familiar, são encaminhados ao Ciadi pela Secretaria Municipal de Promoção Social, através dos cadastros de usuários do Centro de Atendimento de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência em Assistência Social (Creas). Na entidade, eles recebem cinco refeições diárias, participam de diversas atividades e têm, ainda, condução grátis para os deslocamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.