De Poços para a China: Professora Silmara vai conhecer o sistema educacional chinês
A professora Silmara Louise da Silva, da Escola Estadual David Campista, uma das campeãs da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr) embarcou neste sábado, 14, a caminho da China, juntamente com os demais professores brasileiros, medalhistas da OPMbr.
Os professores vão conhecer de perto o sistema educacional chinês, classificado entre os melhores em matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
A viagem e o intercâmbio fazem parte da premiação da OPMbr. Os dez professores premiados terão a oportunidade de participar de um intercâmbio técnico e cultural de 10 dias em Xangai.
Após a viagem, estão programados 50 workshops em 50 cidades, onde os vencedores compartilharão suas experiências e conhecimentos, visando melhorar o ensino da matemática em todo o país.
Um sonho que se torna realidade
Silmara que neste momento faz uma escala por Paris, deve chegar na China somente neste domingo, 15.
A professora foi inscrita na Olimpíada pela Escola Estadual David Campista, representando Minas Gerais. A professora, que tem 36 anos também dá aulas na segunda unidade da David Campista, na Fazenda Lambari, na Escola Municipal Júlio Bonazzi, Cesesc e no Colégio Poliedro.
Formada em Licenciatura da Matemática e em Engenharia Elétrica ela precisou tomar uma decisão profissional e seguir uma das carreiras profissionais. A paixão pela matemática falou mais alto e há dez anos ela tem a sala de aula como ambiente de trabalho. “Eu não me imaginava como professora, mas gostava muito de matemática e então decidi fazer a faculdade, depois também me formei em Engenharia. No início trabalhei nas duas áreas dividindo os períodos, mas precisei escolher o que queria fazer, para me dedicar e fazer bem. E escolhi ser professora de matemática,” conta Silmara.
A paixão pelos números a levou para a sala de aula, mas o resultado, o aprendizado dos alunos também foram fatores importantes na decisão dela como docente. “Eu me encantei com o brilho nos olhos dos alunos. Ser professora é uma oportunidade de dividir e compartilhar o conhecimento. Ver o brilho nos olhos dos alunos quando eles entendem o que eu ensino, o que estou dizendo e quando entendem que faz sentido. É por isso que continuo e amo dar aulas”, contou Silmara ao Poçoscom, quando foi escolhida como uma das melhores professoras de Matemática do Brasil em março deste ano.