Decoração natalina permanecerá até o dia 15 de janeiro
Quem ainda não pode apreciar a decoração natalina de Poços de Caldas terá a oportunidade até o próximo dia 15 deste mês. Ao contrário da tradição, em que os enfeites de natal são desmontados no dia 6, dia em que se comemora o dia de Santos Reis, a pedido do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço a data de exposição da decoração foi estendida.
De acordo com a diretora de turismo, Rose Lino, a ideia é que além da população local e principalmente os turistas possam contemplar a decoração por mais tempo. “ A cidade tem recebido um número grande de turistas, e agora com o período de férias e com o Festival Música nas Montanhas, o número de visitantes aumenta ainda mais”, enfatiza a diretora . Ainda segundo a diretora de turismo, não é possível quantificar exatamente o número de turistas que visitaram a cidade no período de festas, mas pelo levantamento feito junto ao sindicato dos hotéis ficou constatado 100% de lotação na rede hoteleira que conta com 9 mil leitos atualmente. Isso sem contar os visitantes de bate e volta e os que ficam instalados nas casas de parentes.
Este ano a decoração foi projetada pela segunda vez pelo arista plástico Marcelo Abuchala, o projeto denominado “ Os Jardins de Papai Noel” contou com mais de 800 peças instaladas em toda cidade, valorizando ainda mais os principais jardins e praças.
Ainda de acordo com a diretora de turismo, além dos enfeites a programação cultural apresentada este ano também ajudou atrair ainda mais os turistas.
A notícia sobre a prorrogação da decoração até o dia 15 de janeiro agradou ao aposentado de 64 anos, Hélio Silvério. Ele, os filhos e netos que moram na capital mineira, chegaram a Poços de Caldas na tarde desta quarta-feira e ficaram admirados pela beleza proporcionada pela decoração na Praça Pedro Sanches. “ Achei muito boa a iniciativa de estender a decoração até o meio do mês, pois como vamos ficar na cidade até a próxima semana, dará tempo de vermos tudo com calma”, exalta o aposentado.
Vandalismo
No início do mês quando foram instaladas as primeiras peças, a decoração foi alvo de vandalismo. Um dos anões foi removido por vândalos. Na mesma noite o objeto foi recuperado pelos guardas municipais que faziam a ronda pelos jardins, mas infelizmente as renas do trenó que fica atrás do Palace Hotel não tiveram a mesma sorte, 3 das 4 renas tiveram os chifres e 1 orelha arrancados por vândalos.