Meningite B: Campanha para inclusão de vacina no SUS arrecada 5 mil assinaturas em Poços

Incluir a vacina contar a meningite B no Sistema Único de Saúde. Esta tem sido a luta dos pais do pequeno Enzo Castro, de apenas 9 meses, que morreu no mês de março deste ano, vítima da doença. O casal criou uma associação e está engajado a uma campanha nacional para que todas as crianças tenham acesso à vacina sem custo.

Após a morte do filho, Carlos Augusto Castro Júnior e a esposa dele Thayná Castro, criaram a Associação Enzo Proteção à Vida e desde então vêm se empenhando na coleta de assinaturas para dar corpo à campanha nacional que também tem uma petição virtual.

Associação Enzo Proteção à Vida já coletou cerca de 5 mil assinaturas em Poços

Os pais e amigos do menino têm realizado a  coleta em locais de grande circulação de pessoas na cidade.  A ação mais recente foi no último sábado durante  o Flipoços. Até o momento já foram coletadas cerca de 5 mil assinaturas na cidade. ”Decidimos abraçar esta causa para que as crianças possam ter acesso a este benefício. Nós estamos lutando para que mais nenhuma mãe, família passe pelo que estamos passando! Para que as nossas crianças estejam protegidas dessa doença cruel. E se  temos o direito de ter a vacina”, ressaltou Thayná.

A coleta de assinaturas acontece em grandes centros como Florianópolis, Fortaleza, Ponta Grossa, Manaus, Bragança Paulista Campinas e em cidades da região como  Bandeira do Sul, Campestre, Santa Rita do Sapucaí e no interior de São Paulo como Casa Branca e Indaiatuba e ainda em algumas cidades  na Bahia

Como forma de aumentar ainda mais as assinaturas em Poços, os integrantes da Associação Enzo Proteção à Vida, vão estar na parte da manhã desta quarta-feira, 1ª, na Festa do Trabalhador no Parque Municipal.

Em todo país já foram coletadas 8 mil assinaturas e pouco mais de 400 mil na petição pela internet. A expectativa é que sejam coletadas 2 milhões de assinaturas em todo país. A petição online pode ser acessada pelo seguinte endereço:https://www.change.org/p/sus-inclua-vacinas-para-previnir-a-meningite-em-seu-calend%C3%A1rio-de-vacinas-dispon%C3%ADveis?recruiter=379584936&utm_source=share_petition&utm_medium=facebook&utm_campaign=share_petition&recruited_by_id=dd027a30-583b-11e5-b31c-bdd9a76b0ca7

Atualmente a vacina contra meningite C faz parte do calendário anual de vacinação do SUS. Já a vacina contra o tipo B está disponível apenas nas clínicas particulares  com valor a partir de R$ 900,00 a dose, o que torna inviável para a maioria das famílias brasileiras. Por isso existe uma petição criada pelo Instituto Pedro Arthur, em que as pessoas possam assinar e fazer com que o Ministério da Saúde forneça também a vacina no calendário anual de vacinação pelo SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *