Demutran intensifica fiscalização de vans escolares
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com Guarda Civil Municipal e Policia Militar, iniciaram o período de fiscalização de veículos escolares. Em duas semanas, dos 50 veículos fiscalizados, 9 vans escolares e 10 fretados foram autuados. Ao todo 17 veículos que foram levados ao pátio credenciado no município.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, as ações visam garantir a segurança dos usuários, principalmente os estudantes. A intenção é manter blitzes constantes para abordar as vans.
Entre os principais pontos das notificações, está a inspeção veicular (pneu, amortecedores, luzes de freio e sinalização), uso do cinto para motorista e monitor, documentação, ano de fabricação, entre outros detalhes.
Durante a fiscalização é observada a existência de autorização para realização do respectivo transporte, na regularidade e também na lotação correta de cada veículo.
As abordagens estão sendo realizadas nas proximidades das escolas públicas e particulares de forma aleatória conforme cronograma das equipes de fiscalização.
Recomendação
Pais e responsáveis por alunos que utilizam o serviço de vans escolares no município devem ficar atentos às condições de segurança dos veículos. Ao contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem exigir o documento que comprova a autorização para circulação do veículo, com atenção à data de validade.
Os motoristas que estiverem fazendo o transporte sem a autorização estão sujeitos a punições como multas, apreensão do veículo e até suspensão da CNH, conforme a gravidade da infração.
Motoristas
Motoristas que ainda não regularizaram suas vans devem procurar a Secretaria de Defesa Social, que fica na rua Pernambuco, 265, no Centro, das 9h às 18h. O telefone é o 3697-5352.
Para obter a autorização de transporte escolar, os proprietários de vans devem providenciar uma série de documentos, como requerimentos, declaração das escolas onde o serviço é prestado, certificado de inspeção de segurança do INMETRO, certificado de inspeção do cronotacógrafo na validade, certificado de registro e licenciamento do veículo, documentos pessoais, atestado de saúde e antecedentes criminais.