DiversosMeio AmbienteNotíciasPolítica

Deputados, prefeitos e vereadores visitam a INB

A Indústrias Nucleares do Brasil – INB recebeu representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de diversas instituições, na Unidade em Descomissionamento de Caldas- UDC, em Minas Gerais, nesta sexta-feira, dia 14/07. A visita técnica às barragens foi solicitada pela comissão externa da Câmara dos Deputados Federais sobre fiscalização dos rompimentos de barragens e repactuação.

Os representantes públicos visitaram as dependências da Unidade em Descomissionamento em Caldas – foto INB

Na ocasião, o gerente de Descomissionamento, João Viçozo, fez uma apresentação sobre a unidade e citou diversos pontos, entre eles as principais estruturas remanescentes, definições e soluções de descomissionamento, descaracterização do barramento das barragens D4 e de rejeitos. Também foi apresentado como será o desmantelamento da Planta Industrial –como alienação de sucata e demolição de edificações –, entre outros pontos.

Logo após a apresentação, um grupo seguiu para campo para conhecer as Barragens de Rejeitos, de Águas Claras e D4. Além do gerente, técnicos da empresa acompanharam a visita.

De acordo com o relator da comissão externa da Câmara dos Deputados sobre fiscalização dos rompimentos de barragens e repactuação, deputado federal Padre João, a visita se encerrará com um relatório técnico que deverá ficar pronto até agosto. “Nós precisamos ter informações precisas, já que a gente vê muita desinformação. Não precisamos alarmar a sociedade”, disse.

Para isso, a intenção do deputado é que através do resultado do relatório, seja montada uma força-tarefa no Governo Federal, com a participação de ministérios como o de Minas e Energia, do Meio Ambiente e Mudança Climática e de Saúde, e de órgãos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Mineração (ANM) para dar suporte à Unidade. “Esse não é um problema da empresa, mas do Governo Federal”, ressaltou. Padre João reforçou ainda, a importância de investir em pesquisa e estudos relacionados ao descomissionamento para dar andamento ao trabalho.

De acordo com o superintendente de Descomissionamento da Unidade, José Tomaz Pontara, a INB está de portas abertas para a comunidade. “Estamos abertos também para que tragam técnicos para avaliarem nosso trabalho”, disse. Viçozo afirmou que o evento foi uma oportunidade de a INB apresentar o que vem fazendo nos últimos anos. “Nós pudemos mostrar a unidade, o estado que ela está há praticamente 40 anos depois que foi iniciada e quais são os desafios do descomissionamento”, explicou o gerente. “Existe muito trabalho sendo feito, há uma visão dos próximos passos e nós tivemos uma chance de passar isso aos deputados. E esperamos através dessa percepção, um maior conhecimento, para podermos contar também com apoio dos legisladores, já que as nossas necessidades serão muitas. E para colaborar eles precisavam entender, e acho que nós demos o primeiro passo aqui”, frisou.

Presenças

Participaram da visita, o deputado federal Odair Cunha e os deputados estaduais Leleco Pimentel e Rodrigo Borges, o prefeito de Caldas, Ailton Goulart, a prefeita de Andradas, Margot Pioli, o presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Davi, e o vereadores de Caldas, Daniel Tygel e Ivan Palhares. Também estiveram na unidade representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), ANM, da Procuradoria da República de Minas Gerais, do Ibama, da prefeitura de Andradas, do Sindicato dos trabalhadores nas indústrias extrativas minerais de Poços de Caldas, entre outros.

Pela INB estiveram presentes o assessor da presidência, Raimundo Santa Rosa e o Chefe da Assessoria Corporativa de Licenciamento Nuclear e Ambiental, Salvaguardas, Segurança e Qualidade, Edmundo Ribeiro Filho – fonte COREM/INB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.