NotíciasSaúdeUtilidade pública

Dia D de Vacinação é cancelado para evitar aglomeração

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais informou o cancelamento do Dia D de Vacinação marcado para este sábado, dia 9. A medida foi tomada como forma de evitar a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, em um único dia.

A ação foi cancelada pelo Ministério da Saúde para evitar a aglomeração

A orientação é para que a população procure as salas durante a semana, nos horários regulares de atendimento. “A vacinação segue para os públicos da primeira e da segunda etapa, normalmente. A partir da segunda, 11 de maio, a imunização contra a Influenza passa a estar disponível também para outros públicos. Outra mudança é que a terceira etapa foi dividida em duas fases, também conforme orientação do Ministério da Saúde, dentro deste objetivo de evitar as aglomerações nas salas”, explicou Gisele Scatola, Referência Técnica de Imunização.

A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados. A vacina contra a Influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus mas é fundamental para inclusive, facilitar o diagnóstico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como a Covid-19.

Etapas

Na primeira etapa, a imunização teve início especialmente para idosos com mais de 60 anos e profissionais de Saúde. Na segunda etapa, a vacinação está aberta para profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador) e portuários, categorias incluídas recentemente pelo Ministério da Saúde, além dos povos indígenas.

A partir da segunda, 11, também podem se vacinar: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto.

No dia 18 de maio, a vacinação passa a estar disponível para a faixa etária dos 55 aos 59 anos (também incluída este ano), além de professores das escolas públicas e privadas.

Outra alteração é na data de encerramento da Campanha contra a Influenza, que inicialmente iria até 22 de maio e agora segue até 6 de junho. “Todas estas são mudanças que visam a imunização segura de toda a população atendida nesta ação, com cuidado e sem aglomerações, dentro dos protocolos de combate da Covid-19. É muito importante que as pessoas que fazem parte dos grupos atendidos pelo Ministério da Saúde, procurem a sala de vacina mais próxima para receber a dose. Todos devem ir de máscara e devem evitar levar acompanhantes, dentro destas medidas todas que estamos adotando e recomendando neste momento”, alertou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

O trabalho de imunização também já foi feito em 4 ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos, atendendo cerca de 200 pessoas. A vacinação para acamados é realizada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família e o trabalho também segue em andamento.

Resultados Parciais

Segundo a última atualização feita no final do mês de abril, já foram imunizados em Poços: 23.137 idosos e 4.373 profissionais de saúde. Estes números superam a estimativa baseada em resultados da Campanha de 2019, que era de vacinar 20.600 idosos e 3.500 trabalhadores de saúde. Do público da segunda etapa, estimado em aproximadamente 11 mil pessoas, 5.384 já receberam a vacina. Para a terceira etapa, o Ministério da Saúde estima a aplicação de aproximadamente 21 mil doses.

Salas de Vacina

Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira e São José. A sala de vacinação do Country Club está temporariamente sem atendimento, para manutenção do equipamento de refrigeração.

Documentação Necessária

Caminhoneiros, motoristas de coletivo e cobradores devem apresentar crachá da empresa ou Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E. Já no caso das comorbidades e/ou doenças crônicas, o atestado médico é solicitado. Um documento oficial com foto é necessário para comprovar a idade. Já no caso dos profissionais de saúde, das forças de segurança e também dos professores, é importante portar a identidade funcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.