Diretor do Santa Lúcia fala sobre certificação conquistada pelo Hospital na Câmara Municipal
O diretor do Hospital Santa Lúcia, Assad Aun Neto participa da sessão da Câmara desta terça-feira, 9, para falar da certificação ONA3, a Organização Nacional de Acreditação, considerado o maior grau de titulação de qualidade concedido para instituições como o Hospital do Coração.
O convite foi feito pelo vereador, Lucas Arruda (REDE) para que o diretor possa expor para os demais vereadores e a população sobre a importância deste título que atesta a qualidade dos serviços prestados pelo Hospital do Coração que o longo dos anos vem se destacando como referência na área da cardiologia, neurologia e hemodinâmica para Poços de Caldas, cidades do Sul de Minas e também do interior paulista.
A Organização Nacional de Acreditação concedeu ao Hospital Santa Lucia de Poços de Caldas o mais ultimo grau de titulação de qualidade, o ONA3. Com mais esse título o hospital é primeiro do Estado de Minas a conquistar as duas mais altas acreditações de qualidade. Hospitais como Sírio Libanês e o Israelita Albert Einstein, ambos em São Paulo já têm a certificação ONA.
A certificação classifica os hospitais de acordo com seus resultados, qualidade e competência. “O título da Organização Nacional de Acreditação é para os centros cirúrgicos como a ISSO 9001 é para as indústrias. Para eles conseguirem esses títulos eles precisam passar por uma série de adequações que visam qualidade já para os hospitais a situação é semelhante só que bem mais complexa” Explicou Assad Aun Neto, Diretor do Hospital.
A avaliação é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.
A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. O objetivo é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.