CulturaDiversosNotícias

Diversidade cultural marca Festival de Inverno de Poços de Caldas 2024

grupo de catira de poços de caldas
O Grupo de Catira de Poços de Calas apresenta o show Dançando a Catira, 27/07, 14h, Arena Cascatinha – foto Dani Alvisi

O Festival de Inverno de Poços de Caldas 2024 apresenta uma programação diversificada com mais de 100 atrações. O evento, que vai até o dia 28 de julho, oferece atividades que vão do cinema ao circo, passando pela música, teatro e dança, abrangendo todos os públicos – crianças, jovens, adultos e idosos. A Lavanda Cultural, agência e produtora local, é responsável pela produção de nove atrações do Festival.

A programação está espalhada pela cidade, em locais ao ar livre e fechados, como: Espaço Cultural da Urca, Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas e Parque Municipal Antônio Molinari, Arena da Cascatinha, Quadra Moleque César, Mirante Santa Rita, entre outros.

Entre as produções da Lavanda Cultural, que tem à frente as produtoras e gestoras culturais Dani Alvisi e Bibi Rodriguez, estão exposições, apresentações de música e dança, em sua grande maioria voltadas para a preservação da cultura popular, promoção de compositores locais e homenagens a grandes nomes da música brasileira.

A exposição “Sete Mulheres de São Benedito – Fotografia Documental e Arte Acessível “, da artista visual Dani Alvisi, está em cartaz na Galeria Malala Prézia do Espaço Cultural da Urca e pode ser visitada até o dia 28 de julho. Esta exposição apresenta uma série de fotografias documentais que homenageiam as mulheres dos Ternos de Congo locais, evidenciando uma visão da fotógrafa sobre o papel feminino na manutenção das manifestações tradicionais e na preservação da cultura popular. A mostra conta com vídeo de audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

O show “Folk Brasil Viola” foi realizado no Arraiá do CEU das Artes. O cantor, compositor e violeiro Anderson Martins, acompanhado dos músicos Daniela Bernardo, Cláudio Couto e Paulinho de Bem, trouxe uma seleção de músicas que misturam suas composições autorais com clássicos da música regional, MPB e pop rock, celebrando a riqueza da música brasileira.

Dia 17

A cantora, compositora e violonista Nathália Diniz se apresenta no dia 17 de julho, às 19 horas, no Instituto Moreira Salles – IMS, com o show “Universo Feminino”. O show é dedicado à valorização do trabalho de importantes mulheres na música, incluindo compositoras, intérpretes e instrumentistas, além de promover o trabalho autoral de Nathália. Os músicos que a acompanham são Daiana Onofre, João Paulo Cioffi, Alexandre Almeida e Nanda Dearo.

Dia 19

Para as crianças, o show “Musicando” será realizado no dia 19 de julho, às 13 horas, no Mundo da Criança, na Praça Pedro Sanches. Nathália Diniz, Alexandre Almeida e Flávio D’Ávila criaram um espetáculo interativo e divertido, com um repertório que inclui clássicos da música popular brasileira especialmente arranjados para o público infantil.

Dia 20

No sábado, dia 20 de julho, às 15 horas, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, o Araçá Quarteto apresenta o álbum “Olhos da Mata”. O grupo de música instrumental brasileira é formado por Flávio Danza, Leo Brasileiro, Jorge Viviani e Leonardo Faria. Eles trazem composições originais que exploram diversas vertentes da música instrumental, mantendo uma conexão com suas raízes no Choro.

Dia 26

No dia 26 de julho, às 21h30, no palco atrás do Parque José Affonso Junqueira, o grupo Boca de Siri faz uma apresentação musical que promete colocar o público para cantar e dançar. Formado por Mununu, Jorge Viviani, Raphael Du Valle e Eduardo Sueitt, o grupo apresenta um repertório que celebra a diversidade da música popular brasileira.

Dia 27

Uma vivência multissensorial acontece no Ginásio Moleque César, na Cascatinha, no dia 27 de julho, às 9 horas. As fotografias de Dani Alvisi feitas na Índia são acompanhadas por mantras tocados ao vivo por Fernanda Dearo, Nathália Diniz, Ariane Nery e Julia Montezano, oferecendo uma experiência harmoniosa e vibrante ao mesmo tempo, para uma prática de yoga conduzida por Ana Paula Casalinho.

Ainda no dia 27 de julho, às 14 horas, na Arena Cascatinha, o Grupo de Catira Poços-caldense, juntamente com alunos do Projeto Dança pra Criança, apresentam a tradicional dança Catira, promovendo a preservação dessa manifestação cultural.

Encerrando a programação da Lavanda Cultural, no dia 28 de julho, às 18 horas, no Parque José Affonso Junqueira, acontece o show “Rita Lee Jones – Uma Celebração”. Nathália Diniz, Nanda Dearo, Daiana Onofre, Alexandre de Almeida e João Paulo Cioffi) homenageiam a icônica cantora e compositora Rita Lee, interpretando diversas de suas canções mais famosas.

Serviço:

Festival de Inverno de Poços de Caldas 2024 – Programação da Lavanda Cultural

 

– Sete Mulheres de São Benedito – Fotografia Documental e Arte Acessível, exposição de Dani Alvisi – até 28/07, Galeria Malala Prézia, Espaço Cultural da Urca.

– Universo Feminino, 17/07, 19h, Instituto Moreira Salles – IMS.

– Musicando, 19/07, 13h – Mundo da Criança (Praça Pedro Sanches).

– Araçá Quarteto, 20/07, 15h, Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

– Boca de Siri, 26/07, 21h30, Parque José Affonso Junqueira.

– Índia – Conexão e Arte, 27/07, 9h, Ginásio Moleque César.

– Dançando a Catira, 27/07, 14h, Arena Cascatinha.

– Rita Lee Jones – Uma Celebração, 28/07, 18h, Parque José Affonso Junqueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.