DMAE amplia capacidade de tratamento da ETA V
A Estação de Tratamento de Água V – ETA V, teve a capacidade de tratamento ampliada com a inauguração do 4º módulo da estação localizada às margens da Rodovia do Contorno, na Zona Sul da cidade.
Com a ampliação o DMAE passa a tratar 150 litros de água a mais por segundo, possibilitando atender mais 70 mil pessoas.
A estação que é considerada uma das maiores do sul de Minas, foi feita com recursos próprios da autarquia e teve custo de R$ 1,5 milhão. A inauguração do 4º módulo ocorreu na quarta-feira, 8, dentro da programação de aniversário da cidade.
De acordo com o diretor-presidente do Dmae, Antônio Roberto Menezes a ETA – V passa, agora, a ter capacidade para tratar de 440 a 600 litros de água por segundo. Antes o volume era de 270 a 350 litros. Segundo Menezes, o consumo per capita no município gira em torno desta média.
Meneses ressalta que com a ampliação não será mais necessária a operação da ETA 24 horas por dia, evitando assim os horários de pico, onde o valor da energia elétrica é mais alta, gerando uma economia significativa ao Dmae. O diretor adianta, ainda, que a meta é dobrar a capacidade da estação, a partir de 2018.