DiversosMeio AmbienteNotíciasPolítica

DMAE completa 58 anos nesta sexta-feira

Há quase 6 décadas o DMAE é responsável pelo tratamento, distribuição de água e tratamento de esgoto em Poços de Caldas – foto arquivo Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE)  de Poços de Caldas completa 58 anos de fundação nesta sexta-feira, 15, com uma história marcada por muitas conquistas e desafios.

Com o aprendizado do passado, as melhorias do presente e olhos voltados para o futuro, o DMAE busca acompanhar o crescimento da cidade na missão diária de “assegurar o abastecimento de água e o esgotamento sanitário nos padrões de qualidade e eficiência exigidos, propiciando condições básicas de saúde pública à população de Poços de Caldas e contribuindo para a melhoria do meio-ambiente”.

De acordo com o diretor, Paulo César Silva, a autarquia é um patrimônio público que merece não apenas ser preservado, mas melhorado a cada dia. “O DMAE tem uma história ligada ao crescimento da cidade e hoje, ao comemorarmos os 58 anos dessa autarquia, verdadeiro patrimônio público, é nosso dever registrar, reconhecer e agradecer o trabalho de centenas de servidores ao longo de décadas, ao prefeito Sérgio Azevedo, aos diretores que me antecederam, à Câmara Municipal e, principalmente à população de Poços de Caldas. Se hoje chegamos aos índices de 100% no tratamento de água e 100% no tratamento de esgoto coletado e somos referência no país, tudo isso se deve a todos que trabalharam e trabalham para a continuidade de nossas operações,” destacou o diretor

Ainda segundo o diretor, os desafios ainda são grandes e muito trabalho ao longo dos anos que estão por vir. “Temos consciência de que se muito foi feito, muito ainda temos que realizar e a cada dia, melhoramos um pouco mais. O nosso foco é o investimento em recursos humanos, aliado à tecnologia. Por isso, treinamento e capacitação dos servidores, novos equipamentos e instalações, incluindo a inteligência artificial já inserida em nossos processos, redução de perdas e a melhoria no atendimento ao consumidor são nossas prioridades de trabalho,” disse Paulo Cesar Silva.

 Ao longo dos 58 anos, o DMAE tem sido referência como serviço de saneamento para muitos municípios.

A qualidade do serviço prestado, tecnologia e estudos modernos do DMAE contribuíram para que Poços de Caldas fosse escolhida pela segunda vez para sediar o Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento ( Assemae). “  Quero aproveitar essa data festiva para convidar a todos para o 51º Congresso da Assemae que inicia nessa segunda-feira, dia 18 e vai até o dia 22, em mais uma prova concreta de quanto o DMAE e Poços de Caldas gozam de reconhecimento nacional. Parabéns DMAE!” concluiu o diretor.

História

 A história do Departamento Municipal de Água e Esgoto remonta ao início do século XX, quando em 1908 foi instituída a Companhia de Serviços Termais, com a finalidade de administrar os serviços de saneamento básico de Poços de Caldas, com os primeiros reservatórios edificados e a primeira malha de rede de água, construída e canalizada.

Já em 1927 foi criada a Superintendência dos Serviços Termais que incluiu no projeto a ampliação dos serviços termais e de saneamento básico, realizado pelo engenheiro Francisco Saturnino de Brito.

Em 1943, foi construída a primeira Estação de Tratamento de Água (São Benedito) e no dia 15 de setembro de 1965, a Repartição de Água e Esgoto foi transformada no Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.