DME alerta sobre cuidados a serem tomados durante as festas juninas
As festas juninas estão entre as festas mais populares do país, podendo ser realizadas em bairros, praças e escolas. E como muitas pessoas já fizeram ou estão preparando as decorações típicas dessa época, a DME alerta sobre os cuidados a serem tomados na instalação de todos os tipos de enfeite, para evitar acidentes de natureza elétrica.
Ao arrumar seu palco, barraquinha ou palanque para a festa junina, eles devem ter uma distância segura em relação aos cabos ou postes de energia elétrica, de acordo com o tipo de instalação. Em qualquer circunstância, evite a utilização de materiais metálicos e inflamáveis próximos da rede elétrica.
Para iluminar a festa, obedeça às normas de segurança e contrate profissionais qualificados. É obrigatório que as instalações estejam adequadas – aterramento de estruturas metálicas; isolamento de cabos e fios; não utilizar benjamins (ou “T”); entre outros.
Na cultura popular existe ainda a tradição de enfeitar o céu com balões coloridos na noite de São João, comemorado no dia 24 de junho. Porém, vale lembrar que essa prática é proibida. Balões podem provocar incêndios ao entrar em contato com redes energizadas, construções e áreas de vegetação, além de atrapalhar o tráfego aéreo. Mesmo os balões de ar quente aquecidos por maçaricos, também chamados de balões ecológicos, necessitam de autorização.
Com essas dicas, todos podem aproveitar o melhor do arraiá, a caracterização, as comidas típicas, danças e brincadeiras.