CulturaDiversosNotícias

Domingo de Ramos marca o início da celebração da Semana Santa

Este ano a procissão seguiu da Capela de São Benedito até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida – foto Pascom

Milhares de fiéis participaram neste domingo das procissões do Domingo de Ramos, tradição na Igreja Católica que marca o início das celebrações da Semana Santa.

Em Poços de Caldas-MG, uma das procissões realizadas neste domingo, 13, foi a da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Este ano, os fiéis iniciaram a procissão saindo Capela de São Benedito, seguindo pela a rua São Paulo  subindo um trecho da Rua Major Joaquim Bernardes, até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

Durante o trajeto, guiados pelo Padre Reginaldo José da Silva e o Diácono Luiz Sérgio, os fiéis balançavam os ramos e cantavam. Após a procissão foi celebrada a Santa Missa. “ O início da Semana Santa é um momento muito forte e propício para meditarmos sobre a nossa vida, a razão de estarmos neste mundo, se a nossa vida realmente está comprometida com a mensagem de Jesus. Entramos com Ele em Jerusalém, de modo triunfal estendemos nossos ramos por onde ele passar. Aclamemos: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!”, destaca o Diácono Luiz Sergio.

Tradição entre os cristãos

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Domingo de Ramos é muito mais do que uma simples tradição de levar ramos abençoados para casa. O domingo marca o início da Semana Santa, o tempo mais importante do ano para os cristãos.

Nesse dia, celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém, a cidade onde Ele entregaria a vida por amor a todos nós. É uma celebração que reúne alegria e dor, vitória e sofrimento. De um lado, a multidão que acolhe Jesus com festa; de outro, já se faz presente à sombra da cruz que se aproxima.

Na tradição da Igreja, esse momento é tão significativo que o repetimos todos os anos.

Na procissão de Ramos, os cristãos saem em comunidade, com os ramos nas mãos, para manifestar o desejo de acolher Jesus em suas vidas. Levamos os ramos abençoados para casa, e colocados em um cantinho especial, e também é trocado  com familiares e vizinhos como sinal de paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.