CulturaDiversosNotícias

“E o maluco sou eu”: morador de rua lança livro

Será lançado nesta quinta-feira, 14, o livro “E o maluco sou eu”, escrito pelo morador em situação de rua Valter Luiz de Moraes, mais conhecido como Cigano. O autor reúne lembranças e vivências ao longo dos anos enquanto esteve nas ruas.

No livro, Cigano narra a vivência e dificuldades do morador de rua – foto Lucas Santos

Carismático, Cigano é muito conhecido pelas ruas de Poços de Caldas pelo seu estilo simples de ser. Detentor de um vasto conhecimento ele gosta de conversar sobre tudo com os moradores e turistas e sempre pede para que tirem uma foto dele.

A conversa do dia a dia, a vivência ao longo dos anos morando na rua serviram de base para o primeiro livro dele.

Aos 57 anos, atualmente Cigano vive no abrigo Trilhar, localizado na zona leste da cidade. Foi lá que com apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, equipe da casa de passagem e ajuda dos psicólogos Ana Paula Fernandes e Rafael Augusto Morais de Oliveira, que o sonho de escrever um livro se tornou realidade.

Observando as dificuldades das noites de frio, chuva, o preconceito para com os moradores de rua, Cigano resolver escrever o livro contando um pouco da sua vida e do porque se tornou um morador de rua ou em situação de rua.

A 1ª tiragem conta com 50 exemplares e cada um custa R$ 20,00 – foto reprodução TV Poços

Cigano conta que quando criança morava em Cabo Verde com a família e os pais resolveram se mudar para Limeira, interior de São Paulo em busca de novas oportunidades.

Porém com os anos os pais morreram e ele ficou com a irmã, que mais tarde se casou e Cigano resolveu vir para Poços de Caldas. Chegou a morar com alguns amigos, mas ainda sem um lugar para ficar acabou indo parar nas ruas, onde viveu por muitos anos. Cigano passou por momentos difíceis, entre eles a solidão. “Esta coisa de que o morador de rua mora na rua porque quer não é verdade. Algum motivo existe. Todo mundo quer ter uma casa, quer ter o conforto e um aconchego de um lar, quer ter uma família”, disse Cigano.

Com recursos próprios Cigano confeccionou 50 exemplares da 1ª edição e assim que concluir a venda dos primeiros exemplares pretende imprimir uma nova remessa.

O lançamento será nesta quinta-feira, 14, das 14h às 18h, no Café Opera Prima, no Centro Empresarial Manhattan, Rua Prefeito Chagas 305. Serão respeitadas as normas de segurança contra a covid-19, com distanciamento, uso de máscara e de álcool em gel.

No local haverá venda de exemplares, mas quem quiser também pode encomendar um pelo (35) 9-9163-0952. O exemplar custa R$ 20,00.

A publicação é da Editora Solidum, selo editorial Ler&Saber, de Barra Bonita-SP e a produção do lançamento é de Lucas Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.