EducaçãoUtilidade pública

Educafro estabelece parceria com Instituto Federal e abre inscrições para 2018

Tiveram início nesta segunda-feira, 19, as inscrições para o cursinho pré-vestibular Educafro de Poços de Caldas. Os interessados podem se inscrever diretamente na nova sede do Educafro que agora funciona no Campus de Poços de Caldas do Instituto Federal do Sul de Minas.  As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira, 23 na sala 12 a partir das 19h. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, na Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, no Jardim Esperança.

Professora e socióloga Tita fez a abertura da aula inaugural em 2017

O cursinho pré-vestibular Educafro atende estudantes de baixa renda provenientes do ensino médio da escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares. É necessário levar uma foto 3×4 e xeroxes dos comprovantes de renda familiar (holerites de quem mora na mesma residência dos candidatos à vaga) e do comprovante de escolaridade. A seleção segue não só critérios socioeconômicos, mas também étnicos e de idade, ou seja, ser afrodescendente e estar a mais tempo longe da escola conta para ser selecionado, pois o curso tem caráter inclusivo. Ainda que seja formalmente ligado aos franciscanos, o curso é laico, não sendo a religião ou a falta dela critério de seleção. Todos os professores e coordenadores são voluntários.

O núcleo poços-caldense do curso pré-vestibular comunitário Educafro foi fundado em meados de 2003. “O Educafro foi extremamente importante, porque já tinha uma chamazinha militante, e o Educafro tem caráter político. As aulas da (professora) Karol Rebecka, de Cultura e Cidadania, que eram ótimas, faz nós refletirmos”, reflete Stefanie Rodrigues, que foi aluna em 2016, sendo aprovada em pedagogia na UEMG em 2017 e recém-aprovada em Geografia na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul, para onde mudou-se. “Aquele ano (de 2016) foi um ano de descobertas em vários outros aspectos, com as ocupações e nós tentando fazer uma unidade (com elas)”, analisa. O Educafro não é um curso pré-vestibular convencional e sim um movimento social, fundado na Baixada Fluminense no começo dos anos noventa. Por isso, possui em sua grade a mencionada disciplina Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais como identidade de gênero, racismo, homofobia, sexismo e outras temáticas relativas aos direitos humanos.

Caso o candidato a uma vaga seja aprovado, há uma colaboração anual de R$ 50,00 – usada para manutenção material do curso. Não são cobradas mensalidades e as aulas começam em dois de abril. Mais informações sobre o voluntariado ou as inscrições podem ser obtidas ligando para 98803-3526, com Tiago, ou mandando mensagem no aplicativo Whatsapp para 98805-7923, com Daniel. Além disso, também está disponível o e-mail educafropcaldas@yahoo.com.br e a página no Facebook: Educafro – Poços de Caldas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.