NotíciasPolítica

Eleições 2022: Conheça Sônia Moras do PCdoB, candidata a Deputada Estadual

O Poçoscom.com, com o compromisso de apresentar aos eleitores de Poços de Caldas e região os candidatos que vão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e também no Congresso Nacional, inicia uma série de entrevistas com os candidatos de Poços de Caldas.

Sônia Moras é candidata a deputada estadual pelo PCdoB

Nossa primeira entrevistada é Sônia Moras, que disputa a eleição para deputada estadual pela primeira vez, aos 64 anos de idade, pelo PCdoB – Partido Comunista do Brasil.

Sônia nasceu em Poços de Caldas, onde criou a família de duas filhas e quatro netos. Sempre gostou muito de esportes, principalmente vôlei e futebol. Começou a trabalhar aos 16 anos. Foi balconista, faturista e, desde 2000, trabalha no ramo dos mototaxistas – categoria que sempre defendeu.

Em 2007, começou atuar na política, a partir da filiação ao PCdoB – partido pelo qual foi candidata a vereadora por três vezes nas eleições de 2008, 2012 e 2016. Sônia ainda participou das lutas pela melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, em especial das mulheres. Atualmente é a secretária de Mulheres na Direção Municipal do Partido.

O Poçoscom.com preparou uma série de perguntas para todos os candidatos, para que o eleitor possa conhecer a trajetória e propostas, buscando auxiliar na importante escolha do dia 2 de outubro. Confira a entrevista com a candidata a deputada estadual Sônia Moras, do PCdoB.

Roni Bispo (Poçoscom.com)

– Por que você decidiu se candidatar?

Sônia Moras (PCdoB)

– Mãe de duas filhas e avó de quatro netos, trabalho desde os 16 anos. Sei das dificuldades da classe trabalhadora, principalmente das mulheres. O Brasil, e em especial Minas Gerais, atravessa uma grave crise. O desemprego, a diminuição do poder de compra, a carestia, a falta de segurança pública e o desmonte dos direitos trabalhistas, da educação e das políticas públicas atingem a todos e, principalmente, os mais pobres. A construção de uma sociedade justa e próspera é um direito e um dever de todos os brasileiros. Por isso, sempre lutei pela melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais é continuar essa luta. Não adianta apenas reclamar é preciso agir!

Roni Bispo (Poçoscom.com)

– Na sua opinião ou visão por que Poços de Caldas e região precisam de uma representante ALMG?

Sônia Moras (PCdoB)

– Poços de Caldas, há muito tempo, carece de representação na ALMG. Como maior cidade do Sul de Minas, e uma das mais importantes do Estado, não é admissível ficarmos sem uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Entretanto, é importante que essa representação seja de alguém que conhece os problemas e demandas da classe trabalhadora, que vive isso na pele. Pois, infelizmente, vemos deputados eleitos desconectados dos anseios do povo e atendendo apenas as demandas das elites econômicas.

Poços de Caldas tem uma importância regional e deve assumir sua posição de polo de desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, infraestrutura, produção tecnológica, educação, dentre outras. Há tempos, estamos na luta para garantir os direitos e anseios dos diversos setores sociais e de trabalhadores da cidade. Como mulher trabalhadora, quero ser deputada estadual para representar a luta histórica das mulheres mineiras pela igualdade. O Sul de Minas pode muito mais, com uma mulher na Assembleia!

Roni Bispo (Poçoscom.com)

– Quais são suas propostas?

Nossas propostas, pois represento a visão de um coletivo de pessoas, movimentos sociais e categorias trabalhistas, além do Partido ao qual sou filiada, o PCdoB, gira em torno da retomada do desenvolvimento econômico. Dentre as principais ações que pretendemos implementar destacam-se:

* Valorização, regulamentação e garantia de direitos para a categoria dos mototaxistas, categoria à qual sou vinculada e defendo há mais de 20 anos. Não é possível que um serviço de grande importância para a sociedade e para a economia ainda enfrente perseguição e falta de reconhecimento;

* Defesa e retomada dos direitos dos trabalhadores no Estado, no âmbito público e na esfera privada. Não podemos assistir o nosso povo trabalhador vivenciando essa situação de penúria, sem renda para assegurar uma vida digna para as suas famílias;

* Também vamos trabalhar para aprimorar a legislação no sentido de reindustrializar o Sul de Minas, gerando empregos de qualidade;

* Por outro lado, como mulher trabalhadora, sei das dificuldades enfrentadas por essa parcela da sociedade. Incentivos ao acesso e permanência na educação e no emprego são fundamentais. Além da equiparação salarial e ampliação do acesso a creches e à saúde da mulher.

* Além disso, é fundamental a garantia de segurança pública para os mineiros. Vemos o aumento da criminalidade, que é preciso ser enfrentada. Pois, a violência recaia com mais força sobre as mulheres.

Roni Bispo (Poçoscom.com)

– Como pretende legislar, caso seja eleita?

Sônia Moras (PCdoB)

-Legislar exige a capacidade de ouvir as várias opiniões da sociedade e encontrar o caminho mais adequado para atender às suas demandas. Vamos legislar sempre tendo isso em mente. Ouvindo, mediando e propondo leis eficazes que não fiquem apenas no papel.

Por outro lado, é muito importante lembrar outra função do legislador que é fiscalizar as ações do governo estadual. Infelizmente, assistimos nos últimos quatro anos um governo ineficiente, que resultou no empobrecimento do Estado, na falta de incentivo às indústrias e na precarização das condições de vida das trabalhadoras e dos trabalhadores mineiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.