DiversosMinas GeraisNotíciasPolíticaUtilidade pública

Eleições 2024: Aplicativo Voto Legal criado pela OAB vai ajudar no encaminhamento de notícias-crime

aplicativo voto legal
O objetivo é estabelecer, por meio da ferramenta, um fluxo de recebimento e encaminhamento de notícias-crime, representações e expedientes aos promotores eleitorais – foto divulgação MPMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Minas Gerias e subseção Montes Claros, assinaram na manhã desta quinta-feira, 8, um protocolo de intenções para a utilização do aplicativo Voto Legal nas eleições de 2024.

O objetivo é estabelecer, por meio da ferramenta, um fluxo de recebimento e encaminhamento de notícias-crime, representações e expedientes aos promotores eleitorais. “Através desse aplicativo os cidadãos de Minas Gerais poderão fazer representações e denúncias eleitorais. Essas informações serão encaminhadas, por meio da ferramenta, aos promotores eleitorais para que façam a apuração dos fatos e, se for o caso, responsabilizem os envolvidos”, afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael), Emmanuel Levenhagen Pelegrini.

Já o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacou a importância do acordo firmado com a OAB para o acompanhamento das eleições de modo a evitar o abuso do poder político e econômico, além de outros crimes eleitorais. Para Jarbas, o período eleitoral deste ano ainda contará com a disseminação de notícias falsas e com a tentativa de alterar a vontade do eleitor.

O Ministério Público vai estar atento a essa realidade, pois acredito que esta eleição, embora restrita ao âmbito municipal, ainda sentiremos os efeitos da eleição passada, de extremos, loucuras e de distorção da notícia, o que acaba influenciando a opinião pública. E tenho certeza de que a Justiça Eleitoral será muito dura com a deturpação da vontade do eleitor”, disse o procurador-geral de Justiça.

De acordo com o protocolo de intenções, as notícias-crime e as representações eleitorais, recebidas por meio do aplicativo Voto Legal, criado pela subseção Montes Claros da OAB, serão tratados e, em seguida, após constatada a presença de indícios de ilícito eleitoral, encaminhadas aos promotores de Justiça eleitorais.

Esse aplicativo, segundo o presidente da 11ª subseção da OAB de Montes Claros Herbert Alcântara Ferreira, dá ao cidadão que não tem acesso direto ao MP e a OAB a oportunidade, por meio de um celular, de participar da democracia e de construir uma sociedade cada vez mais evoluída.

Já o presidente da OAB seção Minas Gerais, Sérgio Rodrigues Leonardo, afirmou durante a solenidade que a OAB cumpre com o ato de hoje uma das suas funções institucionais mais caras, que é o compromisso com o estado democrático de direito, em que se valoriza a cidadania. Também durante a cerimônia, ele convidou todos os integrantes da OAB e de outras instituições a divulgarem o aplicativo Voto Legal, “pois é uma ferramenta que vai contribuir para o processo eleitoral”.  Fonte Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.