Eleições 2024: PM registra 6 prisões por boca de urna na região
Seis pessoas foram presas na região neste domingo, 6, durante as eleições municipais. O comandante da 18ª Região de Polícia Militar, coronel Jardel Trajano as prisões foram em decorrência da realização de boca de urna.
Após o encerramento da votação, durante uma coletiva de imprensa no Cartório Eleitoral de Poços de Caldas comandante da 18ª RPM, fez um balanço das ações da PM ao longo do dia nos 55 municípios abrangidos pela 18ª RPM.
Segundo o comandante as equipes iniciaram as ações às 4 da manhã com escolta das urnas eletrônicas e ao longo do dia o policiamento se fez presente nos locais de votação das cidades na região, além do acompanhamento de juízes e promotores eleitorais.
As prisões ocorreram nas cidades de Alfenas, Alpinópolis, Muzambinho, Passos e Poço Fundo. Em Passos segundo o comandante um candidato a prefeito foi preso com material de campanha em uma caminhonete. O candidato e mais uma mulher estavam distribuindo panfletos de campanha. “De forma geral o processo eleitoral ocorreu de forma tranquila em Poços de Caldas e região. Houve as prisões pelo descumprimento da legislação eleitoral, mas tivemos uma eleição tranquila. Em todos municípios trabalhamos em conjunto com os juízes e promotores eleitorais e onde houve necessidade de agir, os policiais agiram conforme determina a legislação,” destacou o comandante.
Discussões entre fiscais
Já em Poços de Caldas não houve prisões, porém o policiamento precisou ser reforçado na Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, o maior colégio eleitoral da zona sul.
Por volta das 11h, os chefes das seções solicitaram apoio da PM e da secretaria municipal de Defesa Social depois de discussões acaloradas entre fiscais de partidos que estariam abordando e intimidando eleitores no local.
Antes do encerramento da votação, o reforço policial foi novamente solicitado pelos chefes de seções.