Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

Eleiçõles 2016: ACIA promove debate entre candidatos a prefeito

Pela segunda vez nesta campanha eleitoral, os candidatos a prefeito de Poços de Caldas voltaram a participar de um debate para expor seus planos de governo. Desta vez o encontro foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Poços de Caldas (ACIA) e também pelo Fórum de Desenvolvimento e Cidadania.

Sem confronto direto , candidatos puderam expor melhor as propostas de governo durante o debate
Sem confronto direto , candidatos puderam expor melhor as propostas de governo durante o debate

O debate realizado na manhã desta terça-feira, 13, contou com a presença de 6 dos 8 candidatos a prefeito entre eles a atual presidente da Câmara Regina Cioffi (PPS), Waldemar de Lemes Filho (PMDB), Ricardo Senegal (PSOL), Sérgio da Coopoços (PSDB), Eloísio do Carmo Lourenço (PT) e o candidato do PSB que teve a candidatura indeferida Paulinho Courominas.

O debate foi divido em 3 blocos. No primeiro os candidatos se apresentavam e também falavam do plano de governo. No segundo bloco, com a ausência dos candidatos Rovilson Canjiquinha (PRP) e Rovilson de Lima (PROS) cada candidato teve 3 minutos para responder a 12 perguntas de forma alternada e que foram elaboradas pelos representantes da ACIA e do Fórum de Desenvolvimento e Cidadania, baseadas no plano de governo de cada candidato e também do qual foi elaborada uma carta com os principais tópicos sugeridos pela ACIA e o Fórum para que o candidato eleito colocasse em pratica.

Entre as propostas estavam temas como segurança, turismo, infra estrutura, desenvolvimento e programas sociais. Como a forma de debate foi voltada somente para que cada candidato respondesse as perguntas elaboradas pela ACIA não houve um confronto direto entre os candidatos, mas mesmo assim houve uma troca de farpas durante as respostas entre o candidato Sergio da Coopoços e Ricardo Senegal, quando o assunto foi sobre o plano de governo para retirar os pedintes e moradores de rua das ruas. Senegal discordou de um posicionamento de Sergio, pois entendeu que a proposta tratava-se de uma “higienização social”.

Outro embate foi entre Regina Cioffi e Waldemar Lemes Filho sobre o aumento do salário dos agentes políticos que acabou respingando em Sérgio, pois o candidato em seu programa eleitoral diz que vai reduzir o valor do salário do prefeito e vereadores. Waldemar discordou dizendo que não é de competência do executivo e sim do legislativo. Questão que foi prontamente respondida por Regina Cioffi, confirmando quebtal medida realmente é função do legislativo.

Eloísio do Carmo Lourenço rebateu o candidato Paulinho Courominas sobre a construção do presídio no município e deixou claro que mesmo com o terreno doado na administração de Paulinho, a construção da unidade prisional não foi possível, pois a empresa que venceu a licitação teria fraudado a documentação junto ao CREA e por isso todo processo foi inviabilizado.

Ao contrário do primeiro debate transmitido pela TV Plan, as discussões e confrontos foram contidos e os empresários e comerciantes presentes no auditório do Sindi-Comércio puderam avaliar o desempenho e as melhores propostas de cada candidato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *