Encontro na Urca marca o Dia Internacional de Combate às Drogas

Encontro que acontece às 14h na Urca será uma oportunidade para reflexão sobre o assunto – foto divulgação

O dia 26 de junho é, instituído pela ONU, a Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Em Poços, a data marca a realização do Primeiro Encontro sobre Dependência Química e Trabalho: um olhar interdisciplinar. “O pessoal do RH da Prefeitura nos procurou com a demanda de pensarmos um evento para os servidores municipais. Mas a ideia foi evoluindo e decidimos oferecer isso a toda população. É oportunidade para informar e assim tentar diminuir o preconceito que existe sobre o tema”, contou Stela Marys Baldon, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD. Segundo Cristiano de Jesus Andrade, psicólogo do Departamento de Gestão de Pessoas e RH da Prefeitura, o objetivo é a prevenção. “A dependência química é uma das principais causas de afastamento de trabalhadores no Brasil e o alcoolismo lidera essa lista, então precisamos falar sobre isso, com os nossos servidores, com as famílias deles, com a população em geral”.

O evento começa com a apresentação teatral “..mas que droga?” da Círculo de Arte. Na sequência haverá uma mesa redonda com a terapeuta ocupacional e coordenadora do CAPS AD, Stela Marys, juntamente com a assistente social do órgão, Cristina Navarro e com o psicólogo da Gestão de Pessoas e RH, Cristiano Andrade. As atividades serão a partir das 14 horas, no Espaço Cultural da Urca. Além dos servidores públicos municipais, foram convidados os trabalhadores do sistema prisional. O evento aberto ao público é promovido pelas Secretarias de Administração e Gestão de Pessoas e de Saúde, com apoio da Secretaria de Promoção Social. 

CAPS AD

A unidade presta por mês, cerca de 600 atendimentos. São encaminhamentos feitos por médicos, pelas escolas ou pela justiça, além de pacientes que procuram pelo serviço, de forma voluntária. Pelo menos 150 pacientes fazem acompanhamento regular no CAPS AD. A equipe multidisciplinar de saúde é composta por psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeiro e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e oficineira. O CAPS AD fica na Rua Paraíba, 200. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.