Equipe da 6ª BRAVE transporta de órgão para ser transplantado em BH
A equipe da 6ª BRAVE – 6ª Base Regional de Aviação do Estado Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo de Poços de Caldas realizou o transporte de um fígado para ser transplantado em um paciente em Belo Horizonte.
Na última terça-feira, 22, a tripulação do Pegasus foi acionada para coletar um fígado em Itajubá. A retirada do órgão foi feita por uma equipe da MG Transplantes no Hospital Escola de Itajubá. De acordo com a Regional Sul da MG Transplante, a doadora era uma mulher que havia falecido.
A equipe deslocou de Poços de Caldas e pousou no heliponto da prefeitura, onde equipe da MG Transporte já aguardava.
Em seguida, após coletar o fígado, o Pegasus seguiu para Belo Horizonte. Todo tempo era precioso. O voo levou cerca de uma hora até a aeronave pousar nas dependências da 4ª Companhia de Polícia do Exército, a 600 metros do hospital onde foi realizado o transplante. Esta foi a segunda vez que a 6ª BRAVE realiza o transporte de um órgão a ser transplantado.
Quatro anos de instalação em Poços de Caldas
No próximo dia 12 de dezembro, a 6ª BRAVE completa 4 anos de instalação em Poços de Caldas. A 6ª Base Regional de Aviação do Estado conta com um efetivo de 16 militares entre tripulantes e apoio terrestre com um portfólio para atuar tanto na área da segurança pública, defesa civil, combate a incêndio florestal, socorro e outras emergências em que for necessário o emprego da aeronave.
Diariamente, equipe está pronta para atuar em multimissão nessas diversas atividades mediante o acionamento de ações emergenciais e em ações planejadas.
Ao longo destes 4 anos, os militares da 6ª BRAVE atuaram também nas operações de salvamento no desastre de Brumadinho, após o rompimento da barragem da Vale, e ainda na operação de combate a incêndios na floresta Amazônica.
Além disso a aeronave tem apoiado operações policiais, de salvamento, bem como apoio em ações de outros órgãos, como Polícia Militar Rodoviária, Instituto Estadual de Florestas e Receitas Estadual e Federal.