DiversosMeio Ambiente

Erva de passarinho é retirada de árvores de parques no centro

A Erva de passarinho’ é uma trepadeira que precisa ser contida, porque suga toda a energia da árvore e, ao longo do tempo, pode levar à morte a espécie. Por isso, todos os anos de maio a agosto, equipes da Divisão de Parques e Jardins (DPJ), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, percorrem a região central da cidade localizando e combatendo esta planta parasita.

Muda de figueira brava cresce no tronco de uma tipuana – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

A coordenação da DPJ informa que nestes dias os trabalhos estão sendo realizados no parque José Affonso Junqueira e na praça Pedro Sanches. Esta semana, a equipe estará na rua Junqueiras, que é também uma via com grande número de árvores da espécie tipuana, todas muito antigas.

Técnicos da DPJ explicam que a ação é realizada na área central, porque o local possui grande concentração de espécies antigas. No entanto, a rotina de caça a ‘erva de passarinho’, acontece durante todo o ano, mas o combate é intensificado no período de frio, quando há queda de folhas das árvores, quando a planta parasita fica mais aparente.

Consequência
Poços possui grande concentração de áreas verdes, principalmente na região central onde há grande quantidade de árvores e jardins em praças, ruas e parques. Por isso, é importante combater a ‘erva de passarinho’, porque ela enfraquece a espécie hospedeira, que pode morrer num prazo de até dez anos, se alguma coisa não for feita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.