Escola municipal de Poços participa de projeto de Educação 4.0

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira, no bairro Santo André, estão experimentando a chamada Educação 4.0. Eles fazem parte do projeto Inventura Experience, desenvolvido pela empresa Positivo Tecnologia, em parceria com a Micro:bit Educational Foundation e viabilizado por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Alunos recebem o material do programa

A fase piloto do programa de Educação 4.0 está sendo desenvolvida em diversos municípios do país e consiste na realização de aulas de programação com o uso do material oferecido pela empresa. O projeto integra uma pesquisa realizada em vários países e tem por objetivo desenvolver as habilidades e competências das crianças na área de programação.

Segundo a gerente do Programa de Inclusão Digital da SME, Patrícia Lisboa, a predisposição e o interesse da Secretaria Municipal de Educação e da unidade escolar e a disponibilização de uma estrutura mínima para o funcionamento do programa foram critérios utilizados na escolha da escola contemplada.

Na rede municipal de ensino de Poços de Caldas, a iniciativa teve início neste mês e segue até julho de 2019, no 5º ano da E.M. Antônio Sérgio Teixeira. Todas as sextas-feiras, os estudantes participam de aulas de programação, com os professores da unidade e com o apoio de estagiários do Programa de Inclusão Digital da SME. “O projeto agrega competências e habilidades contemporâneas para os estudantes. É um pontapé para descobrir novos talentos e oferecer novas oportunidades”, destaca a diretora da escola, Cláudia Braga.

A empresa disponibiliza um Livro Inventura Desbravador e um BBC micro:bit por aluno, Guia do Professor e acesso ao aplicativo do aluno e aos Ambientes On-line do Inventura. A equipe responsável pelo projeto na escola recebe formação remota e acompanhamento periódico durante os três meses de aplicação do programa. No final do projeto, a unidade escolar receberá um relatório personalizado e também o report geral da pesquisa.

BBC micro:bit 
A Micro:bit Educational Foundation é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de inspirar alunos de todo mundo a criar o seu melhor futuro digital. Sua sede fica na Inglaterra, onde lançou o BBC micro:bit, um hardware baseado em uma pequena placa programável, que possibilita infinitas criações.

A fundação conduziu uma pesquisa com alunos da Inglaterra, que mostrou principalmente o crescente interesse dos estudantes no assunto, além da facilidade e engajamento dos alunos para com a programação. A tendência de inserir programação no currículo já ganhou o mundo e agora chegou às escolas brasileiras, com o intuito de avaliar o impacto e a importância da programação para o desenvolvimento de habilidades da Educação 4.0. fonte – Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *