Espetáculo de dança sobre cultura afro-brasileira é atração no Museu neste domingo
Dentro das comemorações da Semana da Consciência Negra, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebe neste domingo, 19, o espetáculo Tributo aos Orixás. A entrada é gratuita.
O evento que tem início às 16h é uma apresentação de dança com representações dos orixás do candomblé: Ewá, Ogum, Omulu, Oxalá, Oxum, Exu, Nanã, Xangô, Oxalaguiãn, Oxumarê, Iansã, Obá, Logun Edé, Oxóssi e Ossain. Segundo a organizadora do evento, Ana Maria de Paula, o Tributo aos Orixás destaca a presença da cultura afro-brasileira na dança e na religiosidade.
De acordo com o coordenador do Museu Histórico e Geográfico, Yuri Almeida, “a religiosidade africana se firmou como traço vital na formação da cultura brasileira através do sincretismo. Antropologicamente falando, a influência da África no Brasil passa diretamente pela religião e suas manifestações”.
A Semana da Consciência Negra inclui ainda debates e outras atividades. O evento é uma realização do Conselho Municipal de Participação da Igualdade Racial e Étnica de Poços de Caldas (Compiré), em conjunto com instituições como o Grupo Candeias, Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei e Tributo aos Orixás.