DiversosMeio AmbienteNotíciasPolíticaUtilidade pública

Estações hidrológicas começam a ser instaladas em Poços

O monitoramento do volume de água nos ribeirões que cortam a cidade, principalmente no período chuvoso está sendo reforçado em Poços de Caldas com a instalação de 4 novas estações hidrológicas. Os equipamentos começaram a ser instalados pela Defesa Civil em 4 pontos distintos do município.

Ao todo serão 4 equipamentos instalados em pontos distintos do município

O projeto é uma parceria entre a prefeitura, APS -Associação Poços Sustentável, Alcoa Foundation e UNIFAL – Campos de Poços de Caldas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Mauro Barbosa Filho, os equipamentos foram comprados após doação de 15 mil dólares pela Alcoa Foundation.  O Campus da Universidade Federal de Alfenas está contribuindo o suporte técnica, como por exemplo a indicação dos locais ideias para a instalação das estações. Caberá ainda ao Campus os estudos sobre o índice pluviométrico do município.

Já a prefeitura comprou um comprou um servidor para possibilitar a interação entre os equipamentos e a partir daí será montada uma mini central com funcionamento parecido com o Cemadem – Centro Nacional de Desenvolvimento de Alertas e Desastres Naturais. “Teremos futuramente o monitoramento e equipamentos com sirenes em locais de risco que vão alertar a população sobre possível alagamento por conta do volume de água dos ribeirões,” destacou o coordenador da Defesa Civil, Mauro Barbosa Filho.

Os equipamentos estão sendo instalados na ponte da Avenida João Pinheiro, que dá acesso à Rua da Saudade, por onde passa o ribeirão Poços de Caldas. Um outro no Córrego Vai e Volta na Avenida da Irradiação, outro no cruzamento da Avenida Edmundo Cardillo com a João Doré Junior, no bairro Centenário, por onde passa o rio Lambari e por fim uma estação no ribeirão da Serra que passa nos fundos do Clube da Alcoa, na zona leste da cidade.

A Defesa Civil também aguarda pela liberação de recursos para a manutenção do primeiro equipamento instalado em Poços em 2016, na ponte onde acontece o encontro dos ribeirões de Caldas e o da Serra. A estação foi danificada no natal de 2018, depois que um motorista embriagado bateu no equipamento.

Além destas estações o monitoramento será feito também por estações do DMAE e do DME.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.