Estudantes do Cepoc recebem atividades sobre Educação Patrimonial

Criado em 2017, o projeto “Você é Poços” vem trabalhando junto aos alunos das escolas municipais a conscientização sobre a importância da preservação da história do Município. Durante as atividades, os estudantes visitam monumentos, espaços públicos e vivenciam a cultura da cidade para apreender a história do município e fortalecer a identidade como poços caldenses.

Estuantes do Cepoc participaram de atividades relacionadas à educação patrimonial

“ A ideia é incutir nas crianças e adolescentes o conceito de patrimônio, a importância da preservação da memória e a relevância dos nossos bens materiais”, explica Lícia Perote de Almeida, coordenadora da divisão de Patrimônio Construído e Tombado, da secretaria municipal de Planejamento.

Atualmente 9 escolas da rede municipal estão inscritas no projeto, que neste semestre trabalha com o tema Museu Histórico e Geográfico. Pensando em difundir ainda mais a importância da preservação histórica, a Divisão de Patrimônio estendeu as atividades para as escolas particulares da cidade, para que mais estudantes tenham acesso a informação.

A primeira escola a aula de educação patrimonial foi o Cepoc. Os 75 alunos de 9 a 10 anos (4ºano) ouviram a história e o porquê de se preservar as capelas Santa Cruz e Santo Antônio, o Véu das Noivas, Palace Hotel, Palace Casino e outros prédios da cidade. “Muitos alunos ficaram curiosos e querem conhecer pessoalmente os patrimônios da nossa cidade que eles desconheciam como as Capelas. Eles também perguntaram muito sobre o casarão do Conde Prates”, explicou a professora do Cepoc, Glenda Gonçalvez Braz.

Em outra atividade, os alunos montaram um quebra-cabeça com os principais patrimônios históricos e culturais da cidade. E o patrimônio imaterial, como a culinária e festas tradicionais, também foi abordado na dinâmica. “As crianças gostaram muito, foram aguçadas, adoraram saber mais da importância da Festa de São Benedito, foi muito bom para eles se sentirem pertencentes à história da cidade”, ressaltou a professora Glenda.

A próxima visita em escola particular será no dia 8 de novembro, no Colégio Pelicano. Será a oportunidade das turmas de 1º ano, crianças com 6 e 7 anos, apreenderem mais sobre elas e a cidade em que vivem. “ As crianças passam a ter um conhecimento maior sobre a história da cidade e viram multiplicadores, contando para pais e responsáveis tudo o que apreenderam. Depois da aula, por exemplo, elas entendem que não podem subir nas estátuas, na verdade eles passam a cuidar da cidade de forma mais efetiva”, destacou Lícia.

Inscrições abertas

O projeto de Educação Patrimonial atende a todas as faixas etárias e tem parceria da secretaria municipal de Educação. A Divisão de Patrimônio está com inscrições abertas para as escolas particulares. As instituições interessadas devem ligar para o 3697-2022 ou mandar um email para:  patrimoniopocosdecaldas@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este site está protegido.