Estudantes e professores fazem nova passeata por valorização da educação
Uma nova passeata voltou a interromper o trânsito no centro de Poços de Caldas na tarde desta terça-feira, 1. Denominado de “ Ato Unificado”, estudantes e professores de instituições ocupadas pela segunda vez consecutiva, a menos de uma semana, foram às ruas protestar contra a PEC 55, antiga PEC 241 e a MP 746.
Acompanhados por um carro de som e a bateria do curso de engenharia da Unifal, os manifestantes saíram do terminal de linhas urbanas e percorreram as principais ruas do centro com faixas, cartazes, apitos gritando palavras de ordem contra as mudanças propostas pelo governo federal e que afetam diretamente a qualidade do ensino no país.
A passeata teve novamente o objetivo de chamar a atenção da população sobre o futuro da educação se o Senado também votar a favor da alteração.
A PEC prevê que nos próximos 20 anos, os gastos do governo federal com a educação não poderão crescer além da correção da inflação anual medida pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Isso implicaria no investimento do setor e principalmente na realização de novos concursos públicos.
Após ser aprovada pela Câmara na semana passada a PEC foi encaminhada para o Senado, já no dia seguinte da aprovação em segundo turno, na quarta-feira dia 26. Ontem, dia 31, a proposta também chegou a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e despertou uma grande participação no sistema de consulta pública da página eletrônica do e-Cidadania. Até a tarde de ontem, mais de 270 mil pessoas já haviam opinado sobre a PEC, deste montante, quase 95% dos participantes opinaram de forma contrária à proposta.