Estudantes e servidores dão abraço simbólico em apoio ao IFSULDEMINAS em Poços

A manhã desta sexta-feira, 10, no Campus do Instituto Federal do Sul de Minas, em Poços de Caldas, foi marcada por um ato em apoio à instituição após o anúncio do bloqueio de 30% dos recursos do orçamento anual pelo Ministério da Educação.

Alunos formaram frase para chamar atenção da importância do Instituto –
 Foto: David Ferreira/Instituto Federal do Sul de Minas

Estudantes, servidores se uniram na área externa do campus e deram um abraço simbólico no entorno da unidade. Ainda durante a manifestação enfileirados os estudantes escreveram “Sou + IF Sul de Minas, frase,  registrada do alto por um drone, e que foi escrita para chamar atenção para o impacto que será causado com corte do dinheiro que seria investido nos projetos e atividades programadas ao longo de 2019. O bloqueio de mais de R$ 16 milhões no orçamento anual deve prejudicar o funcionamento das unidades, atingindo diretamente os alunos e as comunidades locais.

Uma nota divulgada pela Reitoria do IFSULDEMINAS, revela que estudos da Pró-Reitoria de Administração do IFSULDEMINAS, mostram que o bloqueio imposto pelo Governo, descontado o valor do Auxílio Estudantil, representa um contingenciamento de 39,86% do orçamento institucional de funcionamento, quase dez por cento acima do valor inicialmente anunciado.

Sem os recursos não será possível arcar integralmente com as despesas de alimentação dos estudantes, manutenção dos alojamentos, pagamento de água e energia elétrica e a compra de ração para os animais das escolas-fazenda, por exemplo. Há também o risco de interrupção nos contratos de prestação de serviço com limpeza e segurança, medida que pode causar a demissão de terceirizados.

Paralisação

Em assembleias, alunos decidiram fazer uma paralisação na próxima terça-feira, 14, contra o anúncio do corte de verbas da Educação. O dia será marcado por atividades.

O IFSULDEMINAS atende a mais de 50 municípios do Estado, contando com quase 27 mil alunos, divididos em 263 cursos técnicos, superiores, de especialização, mestrado, FIC e diversos tipos de capacitação profissional. Há mais de 100 anos, o Instituto Federal do Sul de Minas (antiga Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes, Machado e Muzambinho) transforma a história de milhares de pessoas, de várias partes do país. Hoje, também está presente nas cidades de Carmo de Minas, Passos, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Três Corações. Mais de 50% dos cursos são destinados ao ensino técnico profissionalizante, cumprindo todas as exigências legais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *