Explosão na subestação da Cemig causa apagão em cidades da região
A queda de um raio pode ter sido a causa da explosão de um para-raios na subestação da Cemig, localizada na zona oeste de Poços de Caldas na noite desta quarta-feira, 30. A explosão provocou a interrupção de energia em várias cidades da região.
De acordo com o Corpo de Bombeiros a explosão ocorreu por volta das 22h30 na subestação da Companhia Energética de Minas Gerais, que fica ao lado da subestação de Furnas, ambas localizadas no bairro Maria Imaculada, porém apenas o equipamento da Cemig foi atingido.
Moradores do entorno registraram em vídeo o momento da explosão, que deixou muitos assustados.
Segundo o tenente Tolentino, da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros e que estava à frente da ocorrência, apesar da explosão não houve incêndio e ninguém ficou ferido.
Assim que a equipe chegou à subestação, técnicos da Cemig já faziam os reparos para que a energia fosse restabelecida. Em algumas cidades como Guaxupé, por exemplo, a energia voltou ao normal uma hora depois da explosão. Em Muzambinho o apagão durou cerca de 40 minutos, com oscilações até o restabelecimento total.
Em Andradas a energia foi restabelecida duas horas depois, a 0h32 desta quinta-feira. Ainda segundo a Cemig o apagão atingiu as cidades de Alfenas, Nova Resende e Machado. Em todos os municípios afetados, a energia foi restabelecida.
De acordo com a DME Distribuição, Poços de Caldas não foi afetada pela interrupção de energia após a explosão na Subestação da Cemig.