CulturaDiversosNotícias

Recanto Japonês deve ser reaberto em julho

Com a entrega da Casa do Chá a expectativa é de que o Recanto Japonês seja reaberto em julho – foto Secom

O Recanto Japonês, um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas deve ser reaberto ao público em julho deste ano.

A expetativa para reabertura é grande, principalmente após a entrega da Casa do Chá, que foi reconstruída após um incêndio criminoso em 2016.

A entrega da Casa de Chá foi realizada na manhã desta quarta-feira, 3, no Recanto Japonês.

Uma cerimônia marcou a conclusão da obra, que contou com a presença de autoridades, parceiros no projeto de reconstrução e representantes da comunidade japonesa em Poços, além de convidados.

A casa, bem como o Recanto Japonês, fizeram parte do processo de concessão dos atrativos turísticos de Poços de Caldas e passaram a ser administrados pela empresa Citur.

A expectativa é de que o local seja reaberto com atrações como a cerimônia do Chá e outras a serem implantadas pela empresa, como lojas de souvernir e praça de alimentação, todas na temática japonesa.

Para o prefeito Sérgio Azevedo, hoje é um dia de muita alegria em ver sonhos sendo concretizados. Agradeceu à Câmara de Vereadores pelo apoio na aprovação de projetos e ressaltou a realização de novos empreendimentos, fazendo com que a cidade se destaque cada vez mais, não só no setor do turismo, mas também em outras áreas importantes para o desenvolvimento. Citou a construção do Centro Administrativo, o Hospital do Câncer, a ligação das regiões oeste e sul ( recentemente aprovada pela Câmara), Alameda Poços, novas calçadas do centro, iluminação em led por toda cidade e região rural; troca de tubulações pelo DMAE; Fila Zero na Saúde e ainda mais de 80 obras espalhadas por toda a cidade.

Prefeito fez agradecimento especial ao Condephact, à Associação Nikkey, à Citur, e à Secretaria de Turismo, Planejamento, além das empresas parceiras que puderam tornar o projeto realidade. Citou ainda o ex-secretário Ricardo Fonseca, senhor Silvio Kimura, que não puderam estar presentes e à engenheira Fernanda Marinoni (in memorian), que contribuíram de forma decisiva para a reconstrução da Casa de Chá.

Participaram da cerimônia de entrega da obra, o vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas, o secretário de Turismo, Israel Pereira, os vereadores Regina Ciofi e Wellington Guimarães, o diretor da Citur, Marcos Carvalho Dias; o representante da Associação Nikkey, Arnaldo Sato; e o presidente do Condephact, Evandro Limão.

Processo de reconstrução

Desde o início de 2017, a secretaria municipal de Turismo e a Divisão de Patrimônio Tombado e Construído da Secretaria de Planejamento, passaram a buscar uma forma de reconstruir a Casa de Chá, utilizando o mesmo método construtivo da casa original.

A cerimônia de entrega da Casa do Chá contou com a presença de representantes da comunidade japonesa de Poços – foto Secom

Através da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), a equipe da Prefeitura e representantes do Clube Nikkey de Poços de Caldas chegaram ao empresário japonês Norio Nakashima, que desenvolve trabalhos de construção e restauração de templos com arquitetura e método construtivo japonês no mundo todo. Sua empresa é responsável por trabalhos de restauro do Pavilhão Japonês do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. O empresário gentilmente se prontificou a doar o projeto arquitetônico e a mão de obra, que foi executada pelos mestres carpinteiros Tomohiro Matsushita, Teruki Komatsu e Yutaka Kawahara, que dominam as técnicas tradicionais e milenares de entalhes e encaixes das madeiras que estruturam a casa. O projeto executivo ficou a cargo da arquiteta Elizabete Emi Niwa, que também coordenou a obra.

O projeto foi financiado com recursos do Fundephact (Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas), aprovado pelo Condephact, e um percentual doado pela Fertilizantes Mitsui à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, antes do incêndio da Casa de Chá, destinado a melhorias no local.

A reconstrução, além de ser um marco para o turismo local, reforça a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, resgatando tradições e promovendo a salvaguarda da cultura japonesa e sua relação com o Brasil.

O projeto de reconstrução foi coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, com apoio das secretarias de Projetos e Obras Públicas e de Governo; Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas; Nakashima Komuten Co; CONDEPHACT (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turísticos de Poços de Caldas; Hotel Nacional Inn, Restaurante E&E e Citur. PC SPE Ltda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.