Exposição na Câmara homenageia Gilberto Immese
Teve início nesta terça-feira, 12, no hall de entrada da Câmara Municipal de Poços de Caldas a exposição fotográfica “ Recordar é Viver”. A mostra é uma homenagem ao jornalista e fotógrafo Gilberto César Immese.
A mostra foi dividida em três momentos, que retratam um pouco da vida e da história do fotógrafo, que também se mistura à história de Poços de Caldas.
A exposição conta um pouco da história de Immese quando, jovem e integrava a Brigada de Infantaria de Paraquedista do Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Momentos com a família, quando morava no Parque Pinheiro, na zona leste. Registros da fundação de algumas Lojas Maçônicas na cidade e ainda a cobertura de eventos, encontros políticos que marcaram a história de Poços de Caldas. E é claro o registro da presença da Imprensa Poços-caldense nos bastidores das coberturas jornalísticas.
A indicação para que fosse feita a homenagem por meio da exposição partiu da vereadora Regina Cioffi. “Quando solicitei o espaço para a mostra fotográfica, a intenção era justamente estar homenageando esta figura emblemática, que foi Gilberto Immese também e dar uma oportunidade para que as pessoas conheçam o trabalho dele e paralelamente também conhecer a história de Poços de Caldas, pois quem não tem história, guarda a história perde a memória, com certeza,” ressaltou a vereadora.
A mostra foi aberta pelo presidente da Câmara, Marcelo Heitor, que também destacou a importância do trabalho de Immese para a história de Poços de Caldas. “ São inúmeros registros feito pelo senhor Immese ao longo dos anos e acompanhando, principalmente a história da política de nossa cidade e região. Eventos que fizeram a diferença para Poços de Caldas e hoje estão registrados através das lentes do jornalista e fotógrafo,” lembrou o presidente da Câmara.
Acervo com mais de 5 mil fotografias
A exposição foi organizada por um dos filhos do fotógrafo, Ubirajara Immese que reuniu algumas fotografias já catalogadas de um acervo com mais de 5 mil fotografias tiradas ao longo da carreira do pai. “ Para nós é um orgulho, uma alegria muito grande ter a exposição do papai aqui na Câmara, um lugar que ele veio várias vezes aqui para executar o seu trabalho como fotógrafo e também exercer a cidadania. A mostra é um pequeno acervo daquilo que ele desempenhou a vida toda, como paraquedista, líder comunitário, e principalmente como fotógrafo e jornalista, mostrando não só a história de Poços de Caldas, da política e também dos jornalistas nos bastidores,” recordou emocionado Ubirajara, que também é o curador da mostra.
De acordo com o curador ainda tem muito material produzido por Immese a ser catalogado, como rolos de filmes fotográficos que ainda nem foram revelados, conta Ubirajara Immese.
Gilberto Cesar Immese, morreu em agosto do ano passado, aos 77 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória e insuficiência renal.
Além dos filhos Tibiriçá, Ubirajara e Maíra Immese, além de seis netos ele deixou um legado de incontáveis e maravilhosos registros do fazer jornalístico diário.
Serviço
A mostra “Recordar é Viver” vai até o dia 25 de julho e pode ser apreciada de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h no hall de entrada da Câmara Municipal. A entrada é gratuita.