CulturaDiversosEVENTOSNotícias

Exposição sobre Laudelina de Campos Mello destaca a luta das trabalhadoras domésticas e a resistência negra no Brasil

Laudelina na Posse da Diretoria da Associação das Empregadas Domésticas de Campinas, Campinas, São Paulo, 5 de julho de 1962. Fotografia analógica / Autoria não identificada. Acervo Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas

A exposição Dignidade e Luta: Laudelina de Campos Mello, que será inaugurada no Instituto Moreira Salles (IMS) de Poços de Caldas no dia 22 de março, traz à tona a vida e a obra de Laudelina de Campos Mello (1904-1991), uma mulher que, desde sua juventude, desafiou as estruturas sociais e raciais de seu tempo para lutar pelos direitos das mulheresnegras e das trabalhador as domésticas no Brasil.A mostra narra a trajetória de Laudelinacomo militante política, revelando como sua ação foi decisiva para a construção de uma cultura de resistência dentro da comunidade negra e de mulheres em condições de exploração econômica e vulnerabilidade social .

Com curadoria de Raquel Barreto e Renata Sampaio e assistência de Phelipe Rezende, amostra retrata como Laudelina se engajou, desde muito jovem, na organização de bailes e eventos que serviram como espaços de resistência cultural e social em Poços de Caldas,em um contexto de exclusão racial e social. Ela criou ambientes onde trabalhadores domésticas e pessoas negras podiam se reunir, celebrar sua cultura e, ao mesmo tempo, construir uma rede de apoio e organização política.

A mostra traça a história de Laudelina, com foco na luta pelo reconhecimento de direitos das trabalhadoras domésticas, considerando os desafios que essas mulheres enfrentam desde o período pós-abolição, com um foco na relação entre o trabalho doméstico e o sistema escravocrata. Essa realidade é discutida na exposição, com foco na crítica de Laudelina ao trabalho doméstico como prolongamento do sistema de exploração racial e de gênero.

Além disso, a mostra traz uma reflexão importante sobre a resistência cultural, representada pelos bailes e encontros sociais e promovidos por Laudelina para impulsionar a integração e o fortalecimento da comunidade negra.

Em diálogo, são exibidas obras de 41 artistas de várias gerações e regiões do país, como Rosana Paulino, Bispo do Rosário, Heitor dos Prazeres, Emicida, Madalena Santos Reinbolt, Arjan Martins, Maria Auxiliadora e Dayane Tropicaos, que discutem o tema do trabalho doméstico, numa intersecção entre o legado de Laudelina e as lutas contemporâneas. A curadoria da exposição é de Raquel Barreto e Renata Sampaio, com assistência de Phelipe Rezende.

 

Laudelina foi a pioneira na luta pelos direitos das trabalhadoras – Acervo Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas

A programação de abertura, marcada para o dia 22 de março, contará com:

  • Conversa com Cleusa Aparecida da Silva (Casa Laudelina), João Fernandes (diretor artístico do IMS), Raquel Barreto e Renata Sampaio (curadoras da exposição), que abordam o contexto social e político de Laudelina, incluindo sua atuação na organização do trabalho doméstico.
  • Visita mediada com a curadoria, proporcionando uma imersão no impacto cultural e político de Laudelina.
  • Performance “Lavar a roupa suja da História”, de Mariana Maia e Silvana Marcelina, que resgata a memória e a luta das mulheres negras no Brasil, simbolizada pela água e o gesto de lavar como resistência.
  • Show “Ngá convida Izzy Gordon”, que reviverá a atmosfera dos bailes negros das décadas de e 1940 e 1960, momentos importantes na luta de Laudelina para fortalecer sua comunidade.

Serviço

Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello
22/3 a 14/9/2025

IMS Poços
Rua Teresópolis, 90, Poços de Caldas/MG – Brasil

Entrada gratuita
Terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h (fechado às segundas).

Local: IMS Poços – Rua Teresópolis, 90, Poços de Caldas, MG

Informações: (35) 3722-2776

Um comentário sobre “Exposição sobre Laudelina de Campos Mello destaca a luta das trabalhadoras domésticas e a resistência negra no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.