Febre Amarela: Fonte dos Amores é fechada depois de macaco encontrado morto
A Fonte dos Amores, um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas, foi fechada na manhã desta terça-feira, 6, pela Secretaria Municipal de Saúde, depois que um macaco prego, animal muito comum nas matas dos arredores, foi encontrado morto na semana passada. Por medida preventiva, até que o resultado do exame comprove a causa da morte, o ponto turístico ficará fechado para visitação.
A Secretaria Municipal de Saúde vai se manifestar oficialmente sobre o assunto ainda hoje, em relação às medidas preventivas que estão sendo adotadas, uma vez que não há casos positivos autóctones de febre amarela em Poços de Caldas.
A cobertura vacinal de monitoramento rápido de Poços é de 98%, segundo levantamento realizado no ano passado. Desde que um macaco foi encontrado morto no início de 2017, com confirmação de febre amarela como causa da morte, a Secretaria Municipal iniciou um monitoramento vacinal imunizando mais de 50 mil pessoas.
Na semana passada, foi confirmado o primeiro caso importado de febre amarela, contraída por uma turista de São Paulo, de 27 anos, que veio visitar familiares na zona leste da cidade. Ela ficou internada por 14 dias no Hospital Santa Lúcia, teve alta na segunda-feira passada e passa bem.
Na terça-feira, 30, uma outra mulher, de 26 anos, desta vez moradora da zona oeste de Poços de Caldas, foi internada no Santa Lúcia, com sintomas de febre amarela. O material para exame foi coletado na sexta-feira e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias – Funed, em Belo Horizonte.
Os resultados dos exames da paciente e do material coletado no macaco morto são aguardados pela Secretaria Municipal de Saúde.