Febre Amarela: Secretaria de Saúde inicia vacinação nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Poços de Caldas-MG iniciou nesta segunda-feira, 10, uma ação de vacinação contra a febre amarela na rede municipal de ensino. A proposta é verificar o cartão de vacinação dos profissionais de educação e dos estudantes das unidades localizadas em áreas de risco.
De acordo com o último gráfico sobre febre amarela na cidade, a taxa de imunização entre crianças menores de um ano é de 80,69%, enquanto a meta é atingir 95% da população entre 9 meses e 59 anos.
Neste primeiro momento, a verificação será feita com os profissionais de educação, seguida pelos estudantes. A ação ocorrerá na próxima semana em três colégios:
– Dia 10 (segunda-feira): Colégio Municipal Dr. José Vargas
– Dia 11 (terça-feira): Escola Municipal José Mamud Assan
– Dia 13 (quinta-feira): Escola Municipal Aureliano Miranda de Carvalho
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Daiana Clélia de Carvalho Morais, os horários de atendimento serão das 9h às 12h e das 14h às 16h. Os profissionais devem ter em mãos o cartão de vacinação e um documento de identidade. “Essa ação é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos profissionais de educação e dos estudantes, além de contribuir para a prevenção da febre amarela na região”, destacou a coordenadora da Atenção Primária.
As ações preventivas foram intensificadas na cidade, depois da confirmação da morte de um macaco em janeiro deste ano por febre amarela.
O animal foi encontrado morto nas proximidades da Serra de São Domingos, no bairro Jardim dos Estados, na zona leste da cidade e teve o diagnóstico positivo confirmado pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte.
Além das ações preventivas com profissionais de saúde, servidores municipais, a Secretaria de Saúde também realizou o dia D, verificação de carteirinhas e ainda disponibilizou a vacina em 18 unidades de saúde da cidade.
A prevenção da febre amarela é fundamental e pode ser feita de várias formas:
- Vacinação: a vacina da febre amarela é a principal forma de prevenção.
2. Controle de Mosquitos: eliminar os mosquitos que transmitem a doença é fundamental.
3. Uso de Repelentes: para evitar picadas de mosquitos.
4. Proteção Pessoal: usar roupas que cubram a pele e evitar áreas de risco.
Tratamento:
O tratamento da febre amarela é basicamente sintomático, ou seja, visa a aliviar os sintomas. Não há um tratamento específico para a doença, mas a vacinação é a melhor forma de prevenção. “A vacina ainda é a melhor forma de prevenção com uma eficácia que supera os 95%. É importante reforçar que ela está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e temos estoque suficiente disponível em 100% das nossas unidades vacinais. Verifiquem a sua situação vacinal e na dúvida procurem a unidade de saúde mais próxima e vacinem-se.” Aponta o secretário-adjunto de Saúde, Luís Augusto de Faria Cardoso.