Festival Música nas Montanhas começa nesta quinta e terá 28 concertos gratuitos

Poços de Caldas sedia entre os dias 10 e 19 de janeiro, mais uma edição do Festival Música nas Montanhas, que em 2019 completa 20 anos. Considerado um dos maiores festivais de música erudita do País o evento vai contar com 28 concertos com apresentação gratuita para a população.

Festival vai contar com 28 concertos gratuitos para população – foto Leko Machado

O festival tem início com o Encontro Nacional de Canto, reunindo grandes artistas nacionais e internacionais. A grade de oficinas e concertos segue até o dia 19, homenageando professores e ex-alunos junto a orquestras e dentro de uma rica programação camerística. Com espetáculos noturnos diários, sempre às 20h30, no Teatro Municipal da Urca – além de concertos em diversos pontos da cidade em horários alternativos.

O Festival tem sido considerado uma referência nacional e utilizado como modelo para a realização de festivais em todo o país, graças a seu caráter de disseminação da música clássica.

De acordo com a diretora administrativa do evento, Raquel Mantovani, o reconhecimento tão significativo é um saldo que surpreende a todos os envolvidos e coroa-se nestas duas décadas de FMM.

“Celebrando 20 anos de um dos mais expressivos e importantes festivais do país, o Música nas Montanhas está com uma programação artística espetacular. Teremos como destaque o renomado pianista poços-caldense, Flávio Augusto, que nos brinda com o concerto “50 tons de Chopin”. A música clássica se encontra também com a fina flor do popular, com a participação dos mestres do choro, Dinho Nogueira & Zé Barbeiro e o grupo Araçá, no concerto de abertura com a Orquestra do Festival. Nossa aguardada programação traz ainda nomes como o do espanhol Aldo Mata e dos grandes instrumentistas Cármelo De Los Santos, Marcos Machado, Ney Fialcow, Betina Stegmann, Elisa Fukuda, Marcelo Jaffé, dentre outros ícones da música clássica, que brindam Poços de Caldas com uma agenda vasta de oficinas e concertos, todos gratuitos”, informou.

Ao todo serão 28 concertos gratuitos, ressaltando músicos consagrados dentro e fora do Brasil. Os concertos dividem-se em quatro séries: Acadêmicos, Especiais, série Museu e Instituto Moreira Salles (IMS), além da Série Noturna.

Para o espetáculo de abertura do Encontro Nacional de Canto, nesta quinta-feira (10), o Festival recebe o Accento Trio, apresentando a soprano Susan Ruggiero, o flautista Danilo Mezzadri e Ney Fialkow, ao piano. O programa traz obras de Maurice Ravel (1875-1937), Franz Schubert (1797-1828), Albert Roussel (1869-1937), Giacomo Puccini (1858-1924), François Borne (1840-1920) e Adolphe Adam (1803-1856). O espetáculo ocorre às 20h30, no Teatro da Urca e pede-se a chegada com antecedência para a garantia de lugares.

A programação completa pode ser acessada no site do festival: www.festivalmusicanasmontanhas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *