CulturaDiversosNotícias

Figurinista de Poços é destaque em filme no Festival Varilux de Cinema Francês

Lizzy Cantagessi ( direita) integrou a equipe do figurino do filme Madame Durocher – foto acervo pessoal

Quem foi ao Cine Marquise Ultravisão durante o Festival Varilux de Cinema Francês, com certeza se encantou pela obra prima do filme Madame Durocher, exibido não somente nas telonas de Poços de Caldas, mas também em telonas de cinemas de outras 59 cidades do Brasil.

A figurinista poços-caldense, Lizzy Cantagessi integrou a equipe do figurino. O filme será exibido nesta terça-feira, 12, às 19h50 no Cine Marquise Ultravisão.

Madame Durocher, que conta a história da parteira que foi a primeira mulher a ser reconhecida como membro da Academia Nacional de Medicina foi  coproduzido pela França, metade dos diálogos são no idioma nativo da protagonista, já que Durocher era francesa.

Com roteiro de Rita Buzzar e João Segall – também produtores do filme -, “Madame Durocher” acompanha a vida de Marie, jovem francesa que se instala no Rio de Janeiro imperial ao lado de sua mãe. Após uma série de tragédias pessoais, ela segue em busca de sua realização profissional e de seus ideais, enfrentando o machismo e o preconceito da sociedade. As atrizes Jeanne Boudier e Sandra Corveloni (vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes em 2008, por sua atuação em “Linha de Passe”) interpretam a personagem em diferentes fases da vida.

Outro destaque é a atuação da franco-canadense Marie-Josée Croze (também premiada como melhor atriz em Cannes por “As Invasões Bárbaras”, em 2003) como Anne, a mãe de Marie, na primeira parte da história. Completam o elenco nomes como Isabel Fillardis, Armando Babaioff, Fernando Alves Pinto, Flávia Souza e Thierry Trémouroux. O filme conta ainda com André Ramiro e Nelson Baskerville como atores convidado, além da participação especialíssima de Mateus Solano.

O figurino ficou a cargo da renomada Marianna Baffa, assistida por Alex Santos, e a equipe contou com o apoio da figurinista poços-caldense Lizzy Cantagessi. Lizzy é historiadora, atriz e figurinista de teatro e cinema, tem um projeto de revivalismo histórico chamado Retrô Club Poços de Caldas e pesquisa sobre a história da moda, recriando vestimentas de épocas passadas. Além da consultoria no figurino, Lizzy, juntamente com os atores da Companhia Teatral Mundano, Leandra Faria, Marcelo Faria e Juliane Silva, fizeram diversas cenas como figuração especial. “ Foi uma honra poder contribuir com essa história tão bonita, tive a chance de levar algumas peças feitas no meu ateliê em Poços para dividir a tela com figurinos escolhidos a dedo pela Marianna e pelo Alex!! O filme é uma carta de amor a mulher, porque a Durocher abriu caminhos, tendo ao lado dela a Clara que foi tão importante pra essa jornada, e nós precisamos conhecer essas histórias de mulheres que existiram e que foram enfrentando o machismo, o racismo, porque um século se passou mas ainda vivemos as mesmas dificuldades, dia após dia,” conta, Lizzy.

“Madame Durocher” é uma produção da Nexus Cinema (produtora de “Olga”, 2004; “Budapeste”, 2008; “O Tempo e o Vento”, 2014 e “Duetto”, 2022), com coprodução Claro e SPCine e distribuição da Elo Studios e Sony Pictures International Productions.

 

Sobre o Festival

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, Pernod Ricard/Lillet, Axa, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a Alliance Française, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Edenred, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

 

O longa Madame Durocher estreou dentro da programação do Festival Varilux no dia 8 e também será apresentado no dia 12 de novembro, as 19h50, no Cine Marquise Ultravisão, na Rua Rio Grande do Sul, 1007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.