Filhote de onça parda se recupera no Centro Veterinário
Segue em recuperação um filhote de onça parda, que recebe tratamento no Centro Veterinário da Puc Minas Poços de Caldas. O animal foi resgatado pela Polícia Miliar do Meio Ambiente há 15 dias, depois de ser atropelado na BR 267 em Campestre.
O filhote apresentava várias fraturas e andava cambaleando pela rodovia, o que facilitou o resgate.
Pelas características, o filhote tem cerca de 5 meses, pois os dentes caninos ainda são de leite, ou seja, não são permanentes como no animal adulto.
Após ser levado para o Centro Veterinário, o filhote de onça passou por exames e uma cirurgia.
Em 2022, o número de atendimentos de animais silvestres no Centro Veterinário da Puc aumentou consideravelmente em relação ao ano passado.
Foram mais de cem animais silvestres socorridos pelas equipes do centro veterinário.
No local neste momento, encontram-se espécies como gavião-carijó, periquito-verde, jandaia-coquinho, gambá, tiriba, maritaca, rolinha, ouriço, quiriquiri, gato-do-mato, coruja, sagui, porco-espinho, mão-pelada e cachorro-do-mato.
Animais deste tipo são encaminhados ao Campus por órgãos ambientais com autoridade para fazer este tipo de solicitação, seguindo estritamente a legislação vigente.
Via de regra, o trabalho que o Centro Veterinário realiza com silvestres visa à reinserção na natureza, exceto quando a perspectiva de sobrevida no habitat natural é comprometida. Nestes casos, são encaminhados para instituições credenciadas, em especial aquelas que desenvolvem programas de reprodução de espécies ameaçadas de extinção.
Apesar da crescente demanda relacionada a silvestres, a ampla maioria dos atendimentos realizados no Centro Veterinário está relacionada a animais domésticos, como cães e gatos.
O Campus oferece, por valores acessíveis, serviços como consultas, exames e cirurgias. Pessoas interessadas em fazer agendamentos ou obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (35) 3729-9283.