Flipoços 2019: prazo das inscrições do concurso estudantil é prorrogado

O prazo para envio dos trabalhos feitos por estudantes que vão participar do Concurso Estudantil do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, foi prorrogado para o próximo dia 29 de março, em razão da prorrogação do início das aulas nas escolas municipais neste ano, por decisão da Secretaria Municipal de Educação.

Nesta edição, o tema do concurso está ligado à temática central do evento, que é “Literatura sem fronteiras – Vamos ultrapassar as fronteiras do Brasil sem sair desse chão, por terras, florestas, rios e mares e redescobrir parte da nossa origem cultural na literatura hispano – americana“. 

O concurso foi lançado no final do ano passado e teve como objetivo ter a atividade proposta dentro da programação didática desde ano letivo de 2019.

“Tivemos que alterar a data em razão da alteração do início das aulas nas escolas municipais neste ano. Nossa ideia é que os alunos possam trabalhar melhor o tema, bem como os professores”, declarou a coordenadora do concurso e do festival,Maíra Carvalho.

A proposta do concurso é estimular a participação dos alunos da rede privada e pública da cidade no maior evento literário da região. O concurso é dividido em duas modalidades, artes e redação, e os trabalhos serão desenvolvidos dentro da temática principal do Festival, que nesta próxima edição é sobre a literatura hispano-americana.

Nesta edição do Concurso, a organização disponibilizou um trecho do texto “O Livro“, do autor Jorge Luis Borges, um dos mais importantes escritores hispano-americano da história, para o desenvolvimento do desenho e da redação. O patrono do Festival, o professor Jorge Schwartz é especialista em Jorge Luis Borges e promoverá durante a programação do Festival uma palestra sobre o renomado escritor, e que também será uma atividade complementar ao Concurso.

Na edição passada o concurso recebeu 234 trabalhos entre desenhos e redação e a expectativa é que o número seja maior para esta edição. “ Fazemos sempre muita questão de promover este Concurso para os alunos da nossa cidade participarem do evento de forma mais efetiva e principalmente, estudar e conhecer melhor as temáticas do Festival. Tudo isso é conhecimento, é cultura, é educação!” enfatizou a curadora do Festival, Gisele Correa Ferreira.   

O regulamento do Concurso, bem como a ficha de inscrição e o texto para o desenvolvimento do trabalho estão disponíveis no site para download. O Concurso é uma realização da organização do Flipoços, GSC Eventos,  juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino. Mais informações acesse o site do Festival,www.flipocos.com ou envie um email para coordenacao@gsceventos.com.br

Sobre o Flipoços

O Flipoços é realizado pela GSC Eventos Especiais e em 13 edições  recebeu cerca de 1 milhão de visitantes e inúmeros autores nacionais e internacionais. Em 2018, o festival recebeu o troféu de vencedor na categoria Cadeia Produtiva do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018. O prêmio realizado em sua terceira edição busca reconhecer e valorizar as empresas e institutos da cadeia produtiva, que investem em projetos de incentivo à leitura, promoção de novos leitores e consumidores de livros que são a garantia do futuro do livro e do seu mercado. As trocas de livros por ingressos terão início no dia 18 de março às 8h no escritório da GSC Eventos Especiais, localizada na Rua Prefeito Chagas, 305 – sala 308 – Centro – Poços de Caldas (MG). O Flipoços 2019 conta com o patrocínio do DME e Café Três Corações, com as entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Mais informações podem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *