Gota de Leite suspende atendimento odontológico para crianças
Quem passou pela Rua Santa Catarina no quarteirão entre a Prefeito Chagas e Barros Cobra, deve ter estranhado a frente da Gota de Leite vazia, sem fila para o atendimento. A ausência de fila tem uma explicação. Desde sexta-feira, a diretoria afixou um comunicado nos portões avisando os pacientes que o atendimento odontológico foi suspenso. O motivo é a não renovação do convênio entre a entidade e a Secretaria de Saúde, que venceu no último dia 11 de maio.
Fundada em 1932, há 70 anos a Gota de Leite – Sinhá Junqueira Lemos, mantinha um convênio com a prefeitura para o atendimento odontológico gratuito, principalmente de crianças de famílias carentes de Poços de Caldas.
Segundo a presidente da entidade, Sônia Maria Prézia Carneiro, a Gota de Leite é a única entidade na cidade, referência para o atendimento odontológico gratuito voltado para crianças de 0 a 13 anos de idade. “Hoje somos os únicos que atendemos a demanda infantil na cidade, os outros centros só atendem adultos, inclusive ultimamente temos recebido uma grande demanda de encaminhamento dos PSF´s”, contou a presidente.
Por mês são atendidas em média 400 crianças, que recebem tratamento, prevenção e ainda tem os casos de emergência. O atendimento é feito por duas dentistas de segunda a sexta-feira, na parte da manhã e na parte da tarde. Segundo uma das dentistas, Juliana Cristina de Souza, a expectativa era dobrar o número de atendimento, uma vez que existem quase 700 crianças na fila de espera.” Nós tínhamos a esperança de poder abrir um segundo gabinete para atender a demanda. Recebemos a doação de uma cadeira de uma dentista amiga, praticamente novo e daria para diminuir esta fila de espera com certeza”, lamenta a dentista.
Pelo convênio com a Secretaria de Saúde, a Gota de Leite recebe um repasse anual de R$ 84 mil, porém com os desconto de impostos, sobram cerca de R$ 6 mil para as despesas mensais que incluem desde a manutenção de equipamentos, material odontológico, material de limpeza e o salário de funcionárias. O restante para suprir as despesas a entidade conta com doações voluntárias. “Nós temos um grupo de amigos dentistas que colaboram doando algum material para suprir o que falta. Inclusive estamos com um vazamento de óleo na cadeira e estamos conseguindo fazer apenas procedimentos mais simples. Esperamos que o convênio seja renovado em breve para voltarmos a atender a população e também fazer o conserto da cadeira”, finalizou a dentista.
Durante a entrevista para o Poçoscom.com o líder do Executivo na Câmara Municipal, o vereador Álvaro Cagnani, que também é membro da diretoria da Gota de Leite, apareceu na entidade e disse que ainda nesta segunda-feira, deve se reunir com o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Mosconi, para tentar agilizar a renovação do convênio.