Helicóptero contra o crime: nova aeronave da PM vai atuar no combate à interiorização das organizações criminosas
A partir desta quinta-feira, 13 de dezembro, Poços de Caldas e região já contam com uma equipe especializada para atuar no policiamento aéreo. O helicóptero Pegasus-9 foi apresentado em solenidade realizada no Parque José Affonso Junqueira, aberta à participação da comunidade, que pôde conhecer de perto a aeronave.
Na prática, o helicóptero vai contar com equipe especializada para atuar em ocorrências de destaque e também em ações estratégicas. “Nossa atuação é com a tripulação completa e temos um portfólio que atende tanto na área da segurança pública, defesa civil, combate a incêndio florestal, socorro e outras emergências em que for necessário o emprego da aeronave. Diariamente, vamos ter uma equipe formada e pronta para atuar em multimissão nessas diversas atividades mediante o acionamento de ações emergenciais e em ações planejadas”, explica o comandante de Aviação do Estado de Minas Gerais, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, que também participou da solenidade de apresentação do Pegasus-9.
Ele informou, ainda, que dentro das ações planejadas, o helicóptero atua em conjunto com o serviço de inteligência. “Podemos executar operações e intervenções que vão trazer respostas contra a interiorização do crime, como os ataques a caixas eletrônicos. Esperamos dar uma resposta imediata, uma vez que já vamos estar com a aeronave aqui”, completa o comandante.
O helicóptero Pegasus-9 da Polícia Militar vai integrar a 6ª Base Aérea de Aviação do Estado (BRAvE) em Poços de Caldas. A cerimônia de apresentação da aeronave contou com a presença do Comandante-Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes e do comandante da 18ª Região de Polícia Militar de Poços de Caldas, Coronel Frederico Antônio de Lima, que se despede do cargo depois de 30 anos de carreira militar.