Horta do Bem finaliza atividades com mais de 5 mil hortaliças cultivadas
O projeto Horta do Bem cultivou mais de 5 mil hortaliças no Lar dos Velhinhos – Sociedade São Vicente de Paula. O projeto implantou uma horta orgânica para fornecimento de alimentos mais saudáveis que enriqueceram as refeições dos idosos.
Horta do Bem faz parte do programa de patrocínios do Grupo DME, e é coordenada pela bióloga, Wilielle Cristina de Freitas Neofiti e pela gestora, ambiental Aline Cristina Betti. O projeto iniciou em maio de 2016 e contou com uma série de ações que, além da produção de alimentos, proporcionou atividades práticas aos assistidos, estimulando a memória e a cognição dos idosos, fazendo com que se sentissem úteis e elevando a autoestima.
O alcance do projeto foi além das expectativas iniciais: foram cerca de 600m² de área utilizada – os recursos eram para 300m² e mais de 5.000 mudas de hortaliças plantadas neste período. O número de voluntários que, direta e indiretamente, ajudaram nos mutirões de limpeza ultrapassou o número de 40, alguns até se comprometeram a continuar atuando junto à horta mesmo sem o projeto.
Além do trabalho prático, foram realizadas 6 palestras educativas e motivacionais, voltadas à comunidade e aos funcionários do Lar dos Velhinhos – SSVP, sobre os temas: Cultivo de alimentos orgânicos com o Engenheiro Agrônomo Aparecido Venâncio Martins da EMATER-MG; Alimentação Saudável na Terceira Idade com a nutricionista Jéssica Ribeiro; Prevenção de doenças físicas na Terceira Idade com a Fisioterapeuta Natalia Souza; Exercícios físicos para os idosos com a Educadora física Janaína Cruz; Tratamentos fitoterápicos para os idosos – do teórico ao prático com as farmacêuticas Keli Cristina de Carvalho e Maria do Socorro Fernandes Melo.
Aconteceram também 4 (quatro) oficinas direcionadas aos idosos atendidos como a Oficina de Plantas Medicinais e Oficina Semear que proporcionaram um momento de descontração promovendo um estímulo para a mente e a coordenação motora.
O Projeto também contou com o apoio das seguintes empresas: ALPHA Construções Inteligentes, EMATER-MG, LC Poços, YOORIN Fertilizante e Estufas Plastipoços.
Para uma das coordenadoras Aline Cristina Betti, mesmo sem o patrocínio do DME e orientação da equipe, a horta já possuí toda estrutura para que o Lar de continuidade ao projeto. “Organizamos e orientamos os primeiros passos, agora é importante a comunidade abraçar a Horta do Bem”.
“Gostaríamos de agradecer o Lar dos Velhinhos-SSVP pelo acolhimento, aos amigos, familiares, comunidade e incentivadores que acreditaram no Projeto Horta do Bem, que superou, em muito, as expectativas e se tornou um sucesso,”finaliza a coordenadora Wilielle Cristina de Freitas Neofiti.
Ótimo projeto parabéns pelo trabalho