Hospital de Campanha está pronto para o enfrentamento ao Coronavírus
Poços de Caldas passou a ter mais uma unidade para integrar a Rede Sus para o enfrentamento ao Coronavírus com a conclusão da montagem do Hospital de Campanha. A estrutura foi entregue nesta quinta-feira, 2, na unidade também vai funcionar o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19.
A estrutura fica na Rua Paraíba, 672, onde de 2007 a 2012, funcionou o Hospital São Domingos. O prédio foi cedido gratuitamente por seis meses, pelo proprietário, o médico ginecologista e hipnoterapeuta, Luciano Incrocci, para a montagem do Hospital de Campanha. “A nossa estrutura estava aqui, parada desde o final de 2012 e eu vinha acompanhando toda essa movimentação em torno da necessidade de um local para o Hospital de Campanha. Então, tive a ideia de disponibilizar o espaço e fico muito feliz em estar aqui hoje”, declarou Incrocci.
Na entrada, todos os presentes receberam álcool gel para higienização das mãos e tiveram a temperatura aferida por termômetro infravermelho digital sem contato.
O uso de máscara foi obrigatório durante a visita. Convidados, como profissionais de saúde, representantes de hospitais e entidades, doadores, secretários, além de vereadores e jornalistas, divididos em grupos de até dez pessoas, conheceram a nova estrutura de saúde, acompanhados pelo prefeito Sérgio Azevedo e pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.
“Esperamos que o Hospital de Campanha não seja necessário, mas se for, temos aqui os leitos prontos para o atendimento, aumentando a capacidade de internação do município. Agradecemos muito o apoio de todos que contribuíram com esta iniciativa, o apoio de todas as empresas fundamentais para este resultado, e o apoio do Dr. Luciano Incrocci que ainda no início da pandemia nos procurou, oferecendo este espaço para esta finalidade. Esta união fez toda a diferença”, disse Mosconi. O prefeito também ressaltou a importância de todas as parcerias para a montagem do Hospital de Campanha. “Sem dúvidas, temos aqui um diferencial. Enquanto muitas cidades gastaram fortunas para montar um hospital de campanha, apresentamos o nosso em local de fácil acesso, totalmente adequado e com baixíssimo custo, diante da importante participação de empresas da cidade, que doaram equipamentos modernos e insumos, além da cessão do prédio para essa instalação. Em nome de toda a cidade deixo aqui um agradecimento a todos os envolvidos, a todos que trabalharam e a todos que contribuíram muito para que este dia chegasse”, declarou o prefeito.
Custos e Doações
Com o prédio cedido para a instalação do Hospital de Campanha, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou na execução de adaptações e pequenos reparos, com valores estimados em 80 mil reais. A Secretaria de Serviços Públicos auxiliou na limpeza. A Secretaria de Defesa Social executou a sinalização de trânsito referente às vagas de embarque e desembarque. A Secretaria de Saúde, responsável pela nova unidade de atendimento, foi também a responsável por todo o gerenciamento e execução desta logística, que possibilitou a preparação do espaço, agora pronto.
Foram recebidas doações da Alcoa e Alcoa Foundation, Grupo CBA e Mineração Curimbaba, Instituto Votorantim e Lavanderia Laundromat. A contrapartida da PUC, pela implantação do curso de Medicina em Poços também foi revertida na compra de equipamentos necessários para o Hospital de Campanha.
Centro de Enfrentamento
No primeiro andar do prédio vai funcionar o Centro de Enfrentamento, um Ambulatório de Covid para atendimento, com recepção, triagem, consultórios e sala de medicação. Nos outros dois andares, fica o Hospital de Campanha, com 20 leitos clínicos e 10 leitos de UTI. Trata-se de um Centro de Enfrentamento Tipo 2, conforme o número de habitantes do município.
“É uma estrutura dentro da Atenção Primária, com a finalidade de atender casos leves, referenciar casos moderados e graves para a nossa rede de urgência e emergência e, ao mesmo tempo, reduzir a circulação de pacientes com sintomas leves em outros serviços de saúde”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica. A equipe composta por técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, passará por treinamento para início dos atendimentos, o que deve ocorrer nos próximos dias.