NotíciasSaúde

Hospital Santa Lúcia é única referência para o tratamento da Covid-19 pelo SUS em Poços

O Hospital do Coração Santa Lúcia agora é a única referência para o tratamento, pelo SUS, de pacientes com Covid-19 para Poços de Caldas e região. A mudança se deve ao descredenciamento da Santa Casa pelo Ministério da Saúde, devido à queda do número de casos da doença.

O Hospital Santa Lúcia dispõe de 20 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 6, durante a visita técnica do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, aos dois hospitais locais.

De acordo com o secretário, o credenciamento dos hospitais é feito pelo Ministério da Saúde, que leva em consideração a incidência e a quantidade de casos e o momento da pandemia. “O que nós estamos fazendo agora no estado junto com o Ministério da Saúde é revocacionar leitos. Não há tanta necessidade de tantos leitos, uma vez que a pandemia está caindo. O que nós queremos é transformar leitos Covid em leitos não Covid para voltar a prestação de serviço regular à sociedade”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral acompanhado pelo diretor do Santa Lúcia, dr. Aun, conheceu a estrutura oferecida pelo hospital – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

Durante a visita a Poços de Caldas, o secretário estadual de Saúde e o secretário adjunto, Marcelo Cabral, conheceram a estrutura oferecida pelo Hospital do Coração Santa Lúcia, que dispõe de 20 leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19.

De acordo com o diretor do Hospital Santa Lúcia, Dr. Assad Aun Netto, os novos leitos foram criados no início da pandemia para o tratamento exclusivo dos pacientes com Covid-19, seguindo todas as normas e protocolos sanitários determinados pelo Ministério da Saúde.

Além disso, o hospital investiu em tecnologia, que permite uma maior recuperação do paciente, como a utilização de luzes ultravioletas para a desinfecção de leitos, a intensificação da telemedicina, técnica que já vem sendo utilizada há dois anos, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e a comunicação remota entre o paciente e os familiares, sem a necessidade de visita presencial.

Com o descredenciamento da Santa Casa, toda demanda com a internação de pacientes do SUS com Covid-19 será direcionada para o Hospital Santa Lúcia. “Já estávamos com os 20 leitos e temos a promessa do secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, de que se houver a necessidade de mais leitos em razão de uma demanda maior, ele vai dar assistência a esta nova solicitação”, informou o diretor do Santa Lúcia.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira, 6, Poços de Caldas chegou a 1.575 casos positivos de Covid-19, sendo que destes, 1.269 pacientes são considerados recuperados, 250 seguem em isolamento domiciliar, 6 estão em Unidade de Terapia Intensiva e outros 6 em ala ou leito clínico. Além dos pacientes que moram em Poços, outros 7 pacientes com Covid-19 de outras cidades também estão internados em UTIs. A taxa de ocupação chegou a 22,80%, com um total de 13 pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva.

CTI Neonatal

Antes da visita no Hospital do Coração Santa Lúcia, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral e sua comitiva estiveram na Santa Casa de Poços de Caldas, onde foram conhecer as instalações da CTI Neonatal.

Nova CTI Neonatal será ampliada para 17 leitos – foto Rafael Santos

A nova CTI está prevista para ser inaugurada no próximo dia 27 e vai aumentar de 7 para 17 o número de leitos, ampliando a capacidade de assistência aos bebês de Poços e região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.