NotíciasSaúdeUtilidade pública

Hospital Santa Lúcia recebe certificado Angels pela excelência no atendimento de AVC Agudo

O Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração de Poços de Caldas, acaba de receber o certificado ANGELS. Esta certificação torna o hospital uma das principais referências no atendimento a pacientes, vítimas de AVC agudo (Acidente Vascular Cerebral) na região e no país.

Equipe multidisciplinar recebendo o certificado Angles – foto Roni Bispo/Poçsocom.com

Desde setembro do ano passado a equipe multidisciplinar no atendimento aos pacientes com suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral) passou por uma capacitação por meio de uma parceria do Hospital Santa Lúcia e a Boeringher Ingelheim, empresa do ramo hospitalar.

O Projeto ANGELS busca promover melhorias, incentivar e Certificar o atendimento com Excelência na atenção ao paciente com suspeita ou na fase aguda do AVC.

Outras metas do Projeto são a busca da Excelência nos resultados médicos, e, principalmente, propiciar o diagnóstico, encaminhamento e tratamento precoce dos pacientes com AVC.

Excelência Nível III

O Hospital Santa Lúcia possui Certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) desde 2012 e atualmente é Certificado com Excelência (Nível III), a mais alta Qualificação fornecida para serviços de saúde pela ONA.

O Certificado ANGELS torna o hospital uma das principais referências no atendimento a pacientes, vítimas de AVC agudo (Acidente Vascular Cerebral) na região e no país – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

Com o encerramento da capacitação a equipe, chefiada pelo neurologista, dr. Renato Olegário Leite Pereira, encontra-se capacitada para realizar a reabilitação, a recuperação do déficit do paciente, com fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviços de enfermagem para que o paciente saia com o mínimo de sequelas. Tudo por meio do Sistema Único de Saúde. “Desde dezembro de 2021, o Hospital foi habilitado pelo SUS como Centro de Atendimento de Urgência aos Paciente com AVC – Tipo III, conseguimos esta habilitação após todo um processo, conforme é exigido em portaria específica do Ministério da Saúde. Que vai desde o diagnóstico do AVC, atendimento na fase aguda com Trombolítico,  principal medicamento indicado para o tratamento. Diagnostico da causa do AVC, “destacou o coordenador da Unidade de AVC”.

Desde de setembro de 2021 a equipe vinha passando por treinamento – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

Atualmente o hospital Santa Lúcia conta com 15 leitos exclusivos para o atendimento e tratamento de pacientes com AVC agudo e recebe em média 45 pacientes por mês.

Diagnóstico na UPA e SAMU

O treinamento da equipe vai além, segundo o coordenador da Unidade de AVC, a meta agora é difundir a informação sobre a importância de um atendimento rápido nos casos de AVC.

Para isso a equipe tem se reunido com profissionais de Saúde, tais como, Samu e UPA para que os casos de AVC, assim que diagnosticados sejam encaminhados o quanto antes para o Hospital Santa Lúcia. “Quanto menos tempo se perde para socorrer a vítima e iniciar o atendimento, as chances de sobrevivência aumentam e reduz os riscos de sequelas. Temos cerca de 4 horas para que este paciente seja devidamente atendido, porém cada minuto conta e assim que for diagnosticado deve ser encaminhado o mais rápido possível para o hospital, “ disse o coordenador da Unidade de AVC.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.