IA e uso abusivo do sistema judicial para obter vantagem foram debatidos em Poços de Caldas

Desafios para aplicação da Inteligência Artificial (IA) e o combate à litigância predatória foram temas de palestras proferidas durante o Encontro do Núcleo Regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) de Poços de Caldas, no Sul de Minas.
As atividades reuniram, nesta quarta-feira (22/10), magistrados e servidores da região.
A juíza titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Cataguases, Luciana de Oliveira Torres, foi responsável pela palestra “IA – Desafios e Aplicações no Poder Judiciário”.
A magistrada ressaltou que “o uso da IA como ferramenta de trabalho, com responsabilidade e ética, pode promover celeridade às demandas do Judiciário” e chamou a atenção para a necessidade da proteção de dados e para preocupações com segurança no ambiente virtual.
O juiz coordenador do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG), Ronaldo Souza Borges, discorreu sobre “Litigância Predatória e Precedentes” e compartilhou experiências sobre o tema.
A Litigância Predatória é o uso abusivo do sistema judicial para obter vantagens indevidas, muitas vezes através do ajuizamento em massa de ações com petições idênticas e poucas provas, com o objetivo de sobrecarregar a outra parte e a justiça.
Troca de experiências
A juíza titular da 5ª Vara Cível da Comarca de Poços de Caldas e coordenadora do Núcleo Regional da Ejef na cidade, Tânia Marina de Azevedo Grandal Coelho, destacou como o encontro contribui para aprimorar a prestação jurisdicional:
“Esses encontros promovidos pela Ejef são muito importantes para nos unirmos e trocarmos experiências sobre situações que vivenciamos em nossas comarcas.”
A juíza diretora do Foro da Comarca de Poços de Caldas, Alessandra Bittencourt dos Santos Deppner, enfatizou a relevância dos temas tratados: “É sempre um prazer receber a Ejef e suas iniciativas aqui em Poços. Essa ação realmente foi maravilhosa, e conseguimos reunir vários colegas da região para aprendermos cada vez mais.”
O evento contou ainda com a presença do diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Iácones Batista Vargas.
Além de Poços de Caldas, o Núcleo Regional da Ejef na região é composto pelas seguintes comarcas: Andradas, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Guaranésia, Guaxupé, Jacutinga, Muzambinho e Santa Rita de Caldas. – fonte Comunicação TJMG