IMS Poços realiza evento em homenagem aos 50 anos da Tropicália
O Instituto Moreira Salles tem programação especial nesta quarta-feira, 25, dedicada aos 50 anos do movimento tropicalista, contando com palestra, apresentações musicais e lançamento de livro. A atividade tem entrada gratuita.
A programação que tem início às 19h conta com uma explanação do professor Sergio Roberto Montero Aguiar sobre os fatos (artes plásticas, cinema, teatro, antropofagia poética etc), personagens, compositores e intérpretes que motivaram e possibilitaram a criação prismática do Movimento Tropicalista a partir de 1967.
O professor ainda tece comentários sobre algumas letras que tematizaram o sincretismo poético-musical pelos compositores: Caetano Veloso com a emblemática “Tropicália”, “Marginália II” de Gilberto Gil e Torquato Neto, “Parque Industrial” de Tom Zé, “Baby” de Caetano Veloso, “Lindonéia” de Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outras. A programação é dedicada ao poeta Augusto de Campos e a cantora Gal Costa.
Outra atração da programação é o lançamento do livro Aqui é o fim do mundo – Tropicália e desenvolvimento dependente no Brasil, de autoria do economista e mestre em Comunicação Social, Rafael Zincone. Ao final, acontece uma apresentação musical com Nathália Diniz e Tokinho Carvalho, que cantarão composições do momento mais radical do Movimento Tropicalista.
TROPICÁLIA, TROPICÁLIA…
Data: 25 de outubro (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Rua Teresópolis, 90 | Jd. dos Estados | Poços de Caldas – MG
Entrada franca
Informações:
Tel. (35) 3722-2776