IMS: Um Olhar Diletante Sobre História da Cidade
O Instituto Moreira Salles está promovendo a exposição fotográfica do acervo de José Ranauro Sobrinho, colecionador.
O evento foi aberto no sábado último com presença de grande público e com a apresentação musical da cantora Sirlei Barto e se estende até fevereiro de 2017, com a possibilidade de visitas agendadas para grupos maiores e escolas.
José Ranauro Sobrinho, nascido em 1908 e falecido em 1983 era filho de imigrantes italianos e funcionário público em Poços de Caldas.
Herdou de sua mãe pratica de colecionar imagens de Poços de Caldas e de seus habitantes o que resultou em uma ampla coleção de fotos que é hoje o mais um importante acervo imagético da cidade.
O início do acervo se deu por uma série de fotos descartada em 1925 pelo ex-prefeito João Benedito e doada para a ex-secretária Arlete Bernardo que emprestou o material para que José Ranauro fizesse as primeiras exposições.
Novas fotos foram sendo incorporadas ao acervo que atingiu em, certo tempo, centenas de fotos de todos ao assuntos e temas ligados a Poços de Caldas.
Com o falecimento do colecionador, o que se deu em 1983, parte do acervo foi adquirida pela Alcoa e doada para o Museu Histórico de Poços de Caldas.
O material acaba de passar por um importante restauro feito pelo IMS e está exposto até o dia 5 de fevereiro de 2017 na casa da Cultura de Poços de Caldas. Com entrada franca.